Economia Titulo
São Caetano atrai área de tecnologia
Roney Domingos
DO Diário do Grande ABC
29/09/2001 | 16:37
Compartilhar notícia


O Centro Empresarial do Bairro Cerâmica, em São Caetano, despertou a atenção de pelo menos 70 empresas. A afirmação é do empresário Aparecido Viana, proprietário da Aparecido Viana Imóveis, que disse que as primeiras sondagens revelam “monstros sagrados”, como ele mesmo define, do mundo dos negócios. Viana, no entanto, fez absoluto segredo sobre os nomes das empresas.

O prefeito de São Caetano, Luiz Olinto Tortorello, disse que a lista inclui empresas multinacionais que atuam nas esferas de alta tecnologia, comércio, serviços e entretenimento.

Alternativa – A Prefeitura de São Caetano e o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Comdec) do município vêem a reurbanização da antiga área da Cerâmica como alternativa para enfrentar a falta de espaço para instalação de empresas na cidade, que tem uma das melhores rendas per capita do país, mas conta com uma extensão territorial de apenas 15,4 km².

A fórmula encontrada para o pólo ainda não está pronta, mas deverá resultar em um complexo de torres envidraçadas ligadas por shopping centers, estacionamentos, parques e conjuntos residenciais verticalizados.

Protocolo – O projeto começa a ganhar vida com a assinatura do protocolo de intenções entre a proprietária da área, a construtora responsável pela construção da infra-estrutura e a empresa que fará a comercialização dos lotes. No entanto, ainda falta a aprovação da lei que vai permitir a construção de edifícios de grande porte, com mais andares, na cidade e a eliminação de entraves físicos, como a linha de transmissão da Eletropaulo, que corta a área.

O Centro Empresarial será construído em uma área de 360 mil m², pertencentes à indústria Magnesita. A empresa vai ceder o espaço para a construção da infra-estrutura privada necessária para a venda dos lotes. A Construtora Sobloco assumiu a responsabilidade pelo planejamento do empreendimento e pela construção da infra-estrutura privada que será oferecida às empresas interessadas em se instalar no local. A Aparecido Viana Imóveis vai comercializar os terrenos – possivelmente de 1,5 mil m² cada um – com as empresas interessadas em construir edifícios comerciais ou residenciais.

Detalhes – As empresas estão debruçadas sobre o projeto há aproximadamente quatro meses, mas ainda é impossível conhecer plantas, maquetes ou saber pelo menos estimativas do valor total do investimento. A resposta para estas perguntas está nas mãos dos futuros clientes, empresas que comprarem a idéia.

Existe, entretanto, a expectativa de que, diante da magnitude do projeto, estes futuros parceiros e seus respectivos satélites possam gerar entre 80 mil e 100 mil novos empregos, entre diretos e indiretos. “Uma empresa de cartão de crédito, por exemplo, pode trazer de 30 a 50 satélites”, disse Viana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;