Cultura & Lazer Titulo
Criação de vírus completa 20 anos
10/11/2003 | 23:31
Compartilhar notícia


O site da BBC publicou nesta segunda-feira artigo sobre a criação do primeiro vírus de computador. Diz a matéria que em 10 de novembro de 1983, Fred Cohen, estudante de ciência da computação da Universidade da Califórnia, apresentava aos participantes de um seminário sobre segurança os resultados da ação de um vírus digital escrito por ele. Cohen escondeu a praga dentro de um programa gráfico chamado VDO, que tinha feito para a Vax, um fabricante de mini-computadores.

Em seu relatório, Cohen contava que o seu vírus tinha tomado conta do sistema de uma das máquinas da Vax, em menos de cinco minutos, apagando arquivos e prejudicando seu desempenho. Ele dizia ainda que, no futuro, pragas idênticas poderiam se propagar por redes de computadores.

A previsão se confirmou. Em 1987, surgiu um vírus de nome Christmas Exe, que, sob a forma de um cartão de Natal, espalhou-se rapidamente através de mainframes (grandes computadores) de grandes empresas como a IBM. Um ano depois, Robert T. Morris, filho de um alto funcionário do Serviço de Inteligência dos Estados Unidos, criou um worm que, a partir da infecção de um PC da Universidade de Cornell, replicou-se milhares de vezes via Internet, derrubando os sistemas de várias redes corporativas. Atualmente, existem cerca de 60 mil vírus que se disseminam principalmente por e-mail, a exemplo dos recentes MSBlast e Sobig.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;