Setecidades Titulo
Doente de câncer tem dentista grátis
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
03/08/2004 | 22:55
Compartilhar notícia


  A Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, inaugura nesta quarta o centro de medicina bucal do Ambulatório de Oncologia, que numa primeira etapa vai atender gratuitamente cerca de 40 crianças e os adultos que passam por tratamento de quimioterapia e radioterapia na instituição. O serviço será prestado por uma equipe de nove dentistas voluntárias nas manhãs de quintas-feiras ao público infantil e às quartas e sextas-feiras para os adultos. O trabalho da Medicina do ABC é o primeiro gratuito do gênero na região.

“Também vamos atender pacientes encaminhados por médicos com exames que comprovem que eles passam por tratamento contra o câncer na região da boca e pescoço ou que tenham leucemia e realizaremos um trabalho preventivo intenso. O projeto tem como principal preocupação evitar focos de infecção nas bocas dos pacientes”, explicou Flávia Ramacciotti, coordenadora do setor. Ela explica que ao passarem por tratamento contra o câncer, o paciente fica com a resistência menor.

“Os dentistas vão atuar com uma equipe multidisciplinar, que envolve desde o oncologista até a nutricionista”, disse. Segundo Flávia, esse é o diferencial com um atendimento comum em um consultório odontológico.

Trabalhos semelhantes, de acordo com a coordenadora, são desenvolvidos pela Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), pelo setor de medicina bucal do Hospital AC Camargo e pelo Sírio Líbanes, em São Paulo, além do hemocentro na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “Essa atenção dirigida ainda não é coberta pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse ela.

A auxiliar de limpeza Cleonice Sebastiana Borges, 38, de Mauá, disse que em alguns consultórios tradicionais os dentistas têm medo que os pacientes com câncer sofram hemorragias. “Minha filha Milena, 5 anos, está sendo tratada há um ano da Fundação por causa do câncer próximo da bexiga. No Centro de Saúde Bucal, acho que ela vai ter um tratamento completo.”

A iniciativa é patrocinada pelo Projeto Crescer e por um incentivador anônimo, que se comprometeu a contribuir com R$ 1 mil mensais para a compra de materiais. “Aceitamos colaborações. Estamos precisando de uma máquina de esterilização de materiais (autoclave) e um aparelho de laser para tratar a mucosa e ultrassom para remoção de cálculo dentário. Enquanto isso, utilizamos aparelhos emprestados”, disse Érika.

O Centro de Saúde Bucal fica na avenida Príncipe de Gales, 821, Santo André. Mais informações pelo telefone 4993-5489/5491




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;