Setecidades Titulo
Ribeirão e R.Grande sofrem com chuva e desmoronamento
Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
20/02/2003 | 21:53
Compartilhar notícia


Uma forte chuva no final da tarde desta quinta atingiu principalmente duas cidades do Grande ABC: Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Segundo informações das defesas civis das duas cidades, não houve danos físicos e apenas materiais, apesar de o Centro de Ribeirão Pires ter sido inundado e alguns barrancos terem desmoronado em três bairros de Rio Grande da Serra. Parte de uma casa foi arruinada pelas chuvas.

A chuva começou por volta das 17h30 e durou pouco: cerca de meia hora. Apesar do curto intervalo de tempo, a chuva foi suficiente para alagar quase completamente o Centro de Ribeirão Pires. Segundo o responsável pela Defesa Civil do município, Marcos Bandini, durante o rescaldo foi possível saber que o motivo do alagamento foi o entupimento de aproximadamente 70% das bocas de lobo do bairro. “Ficou claro que a grande quantidade de sujeira e lixo acumulado foi a grande responsável pelo alagamento”, disse.

De acordo com Bandini, o Corpo de Bombeiros foram os responsáveis pela obstrução de três bueiros nas ruas do Comércio, Felício Laurito e Afrânio Peixoto, que resolveram em minutos toda a inundação do Centro. “As galerias não estavam recebendo a força das águas devido ao lixo. Bastou a desobstrução de alguns bueiros para que o problema se resolvesse. As pessoas têm de entender, principalmente nessa época de chuvas, que lixo não pode ficar na rua”, afirmou. Bandini também disse que no mês de fevereiro já choveu 300 mm³, média considerada alta.

Barrancos –Rio Grande da Serra foi outra cidade que sofreu com a força da chuva no final da tarde desta quinta. Três bairros foram os mais atingidos: Vila Lopes, Recanto das Flores e Vila São João. Nesses três pontos, houve deslizamentos de terra em morros. Segundo a Defesa Civil do município, parte de uma casa havia sido destruída, mas ninguém ficou ferido. Até as 21h, nenhum incidente com mais gravidade devido à chuva havia sido registrado pelo Corpo de Bombeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;