Economia Titulo
Previsão de inflação para 2002 fez Copom manter juros
Do Diário OnLine
27/09/2001 | 17:03
Compartilhar notícia


A revisão das projeções do Banco Central para a inflação em 2002 fez com que o Comitê de Política Monetária (Copom) mantivesse a taxa de juros em 19% ao ano. Para o próximo ano, a instituição estima que a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), fique acima dos 3,5% — antes, a previsão era menor que este índice. As explicações constam na ata da reunião, ocorrida na quarta-feira passada.

Segundo o documento do BC, o aumento da inflação para 2002 se deve às trajetórias do câmbio e dos preços de energia e derivados de petróleo. Com isso, a instituição conclui que os choques na economia terão reflexos na inflação de 2002.

A ata do BC ainda reconheceu que há riscos de haver repasses da taxa de câmbio para os preços domésticos. Mesmo assim, o Copom entendeu que a política monetária está adequada para controlar os preços do mercado e neutralizar os efeitos dos choques de oferta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;