Cultura & Lazer Titulo
‘Joanna de Flandres’ estréia em S.Paulo
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
17/12/2002 | 19:20
Compartilhar notícia


A ópera Joanna de Flandres, de Carlos Gomes, estréia nesta quarta, às 20h30, na Sala São Paulo, 139 anos depois de sua última execução. A apresentação, que será em forma de concerto, conta com Orquestra Filarmônica de São Caetano regida por Fábio de Oliveira, quatro solistas – entre eles o barítono Paulo Szot, de Ribeirão Pires – e o coral Colegium Musicum de São Paulo. Antes, a soprano Niza de Castro Tank interpreta a canção Mamma Dice, do mesmo compositor. A entrada é franca, mas os ingressos estão esgotados.   

Joanna de Flandres foi a segunda ópera escrita por Carlos Gomes (a primeira foi A Noite do Castelo, em 1861). O ano era 1863 e o compositor, que residia no Rio de Janeiro, tinha 27 anos. Essa obra foi fundamental para que ele conseguisse, na seqüência, uma bolsa de estudos para a Europa. “Essa é uma obra de um gênio latente, que sabia o que estava fazendo”, afirma o maestro Oliveira.   

A ópera está dividida em quatro atos. Todos serão exibidos nesta quarta, de forma resumida, e precedidos de um texto narrado por Alfredo Alves (da rádio Cultura). Como o libreto de Salvador de Mendonça foi todo escrito em português, não haverá legenda. “É um aperitivo”, afirma o maestro.   

Esta raridade de Carlos Gomes, que foi dada como perdida até 1890, volta aos palcos por meio do projeto Memória da Ópera Brasileira, capitaneado pelos maestros Oliveira e Acchile Picchi. Ambos ficaram quatro anos trabalhando na recuperação das 1,5 mil páginas da partitura.   

A intenção dos dois é realizar no ano que vem a montagem completa de Joanna de Flandres – com cenários e figurinos – em várias capitais brasileiras. Para isso, precisam de mais patrocinadores, além da Unisys, que apóia esta primeira fase da empreitada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;