Cultura & Lazer Titulo
Funcionários usam internet no trabalho para fins pessoais
Das Agências
27/09/2007 | 14:57
Compartilhar notícia


Quanto maior o acesso à tecnologia móvel, maior a probabilidade do usuário enviar informações confidenciais por mensagem instantânea ou webmail, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira pela Trend Micro, empresa de software e serviços de segurança de conteúdo da Internet. De acordo com a pesquisa, embora a tecnologia móvel tenha beneficiado a acessibilidade, a eficiência e a produtividade nos últimos anos, ela também tem levado a um aumento dos riscos.

No Japão, os usuários finais corporativos, tanto móveis quanto de desktops, são mais propensos do que usuários de outros países a mandar informações confidenciais para colegas ou parceiros de negócios por mensagens instantâneas ou webmail.

Já nos EUA, 58% dos entrevistados que tinham acesso à Internet fora da rede da companhia usando laptops da empresa admitiram o envio de informações confidenciais por webmail. Isso é comparável à admissão dos 42% que sempre se conectam à internet pela rede da companhia.

De acordo com os entrevistados na Alemanha, Inglaterra e EUA, os usuários móveis também são mais propensos à adoção de comportamento de risco on-line, como visitar websites de redes de relacionamentos e fazer o download de filmes, enquanto conectados à rede da empresa. Dos entrevistados alemães, por exemplo, 54% dos usuários finais móveis fizeram o download de arquivos executáveis quando estavam usando a rede da companhia, em comparação com 41% dos usuários de desktops.

O Japão foi o único país pesquisado onde o resultado foi diferente dessa atitude geral. No país, apenas 49% dos usuários finais móveis fizeram o download de arquivos executáveis quando estavam usando a rede da companhia, em relação aos 41% dos usuários de desktops.

O estudo analisou respostas de 1,6 mil usuários corporativos de computadores nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Japão. Em todos os países pesquisados, exceto o Japão, quanto mais móvel é o usuário final, maior a probabilidade de ele receber spams e ataques de phishing.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;