Cultura & Lazer Titulo
Casa Branca bate máfia
Bernard Weinraub
Do New York Times
22/09/2003 | 20:17
Compartilhar notícia


A série da NBC The West Wing, sobre os bastidores da Casa Branca, venceu mais uma vez o Emmy na noite deste domingo, batendo Família Soprano como melhor no gênero drama. Everybody Loves Raymond, também da NBC, levou o prêmio de melhor série de comédia pela primeira vez. O drama ganhador é exibido no Brasil pela Warner e o cotidiano da família de mafiosos Soprano pela HBO. Everybody... pode ser visto na Sony. Foi a 55ª edição do prêmio, considerado o Oscar da TV norte-americana.

James Gandolfini, que recebeu seu terceiro Emmy pelo papel em Família Soprano, demonstrou decepção por seu programa não ter vencido o prêmio principal. “Meu trabalho vem sendo reconhecido e o trabalho dos demais também deveria ser reconhecido”. Edie Falco, que também recebeu seu terceiro Emmy, de melhor atriz de drama em Família Soprano, afirmou, sobre a derrota para The West Wing: “Eu não sei como isso funciona”.

Este foi o quarto ano consecutivo que The West Wing recebeu o prêmio. Segundo alguns críticos, o programa não demonstrou seu melhor durante o ano, e sua audiência havia caído. Mas os eleitores do Emmy freqüentemente preferem votar em vencedores dos anos anteriores.

O telefilme Door to Door da TNT, um drama que relata a história de um persistente vendedor que sofre de paralisia cerebral, venceu como melhor minissérie e também levou os prêmios de melhor roteiro, direção e roteiro. Este foi um sinal claro que os eleitores da Academy of Television Arts and Sciences buscam e apóiam os dramas emotivos e nobres que freqüentemente estão ausentes da televisão. Steven Schachter recebeu o prêmio de direção, Schachter e o ator William H. Macy receberam o prêmio pelo roteiro do filme e Macy venceu como melhor ator. “Nós nunca imaginamos que venceríamos isso, então nós escrevemos isso como uma piada”, Macy afirmou à platéia do Shrine Auditorium ao iniciar seu agradecimento pelo prêmio de melhor roteiro.

Apesar da derrota na categoria melhor série de drama, a HBO foi a vencedora da noite com 18 Emmys, seguida pela CBS com 16, NBC com 15 e a ABC com 9. Tony Shalhoub recebeu seu primeiro Emmy, como melhor ator de comédia por Monk, na USA Network. Debra Messing de Will & Grace, da NBC, ganhou seu primeiro Emmy pelo programa.

A comédia Everybody Loves Raymond foi premiado por melhor atriz e ator coadjuvante, Doris Roberts e Brad Garrett, respectivamente, e melhor roteirista (Tucker Cawley). Este foi o terceiro Emmy de Roberts e o segundo de Garrett.

O Emmy de melhor roteiro de drama ficou com David Chase, Robin Green e Mitchell Burgess por Família Soprano. A série também rendeu a estatueta de melhor ator coadjuvante de drama a Joe Pantoliano.

Robert B. Weide recebeu o prêmio de melhor direção de comédia por Curb Your Enthusiasm, a comédia em que Larry David, o roteirista, interpreta a si mesmo.

The Daily Show With Jon Stewart, da Comedy Central, levou o Emmy de melhor roteiro de variedades. O programa de Stewart recebeu um segundo troféu na categoria melhor programa de variedades.

Uma categoria relativamente nova, a de melhor reality show, foi vencida pelo programa The Amazing Race, da CBS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;