Economia Titulo
BC decreta liquidação do Banco Araucária e Interpart
Das Agências
28/03/2001 | 17:57
Compartilhar notícia


O Banco Central (BC) brasileiro determinou a liquidação extrajudicial dos bancos Araucária e Interpart, e de seis administradoras de consórcios. Os motivos da decisão são problemas de liquidez e dívidas, informou nesta quarta-feira a diretora de Fiscalização do BC, Tereza Grossi.

O banco Araucária, da cidade de Curitiba (Paraná), tinha apenas duas agências e 507 contas de depósito, e com os ajustes efetuados pelo BC em outubro do ano passado, o banco passou a operar com um patrimônio líquido abaixou do mínimo exigido por lei.

A decisão do BC também liquida extrajudicialmente a Araucária Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.

Grossi divulgou a circular do BC, assinada pelo presidente da entidade, Armínio Fraga, na qual a liquidação judicial recebe a seguinte justificativa: " a incapacidade da instituição em honrar seus compromissos e o não cumprimento das normas pertinentes".

Já o banco Interpart -da cidade de São Paulo-, sequer tinha agências, mas deixará uma dívida de R$ 40 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que passará a ser administrada pelo próprio BC.

O BC também determinou a liquidação das administradoras de consórcios HM, Multiplan, Adcom, Uruguaiana, Mappin e RSM. "Estas administradoras ficaram com dívidas com seus consorciados. Só depois que o liquidante assumir teremos uma noção correta das dívidas", explicou Grossi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;