Setecidades Titulo
Grande ABC: 4,2 mil querem reduzir o estômago
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
13/12/2003 | 18:09
Compartilhar notícia


Cerca de 4,2 mil moradores do Grande ABC formam a fila de obesos que esperam por intervenção cirúrgica para redução do estômago paga pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Na região, a Fundação ABC e o CHM (Centro Hospitalar Municipal), de Santo André, fazem uma cirurgia por semana. Ainda é estudada a possibilidade de o Hospital Mário Covas, também no município, tornar-se a terceira instituição autorizada na região a fazer a cirurgia, a partir de janeiro.

A fila de espera demora de dois a cinco anos. O mais impressionante é que o índice de mortalidade em função da doença é maior entre os que estão na fila do que entre os que fizeram a cirurgia. A equipe do médico cirurgião encarregado da Clínica Cirúrgica do Centro Hospitalar de Santo André, Ricardo Ribeiro Magalhães Cruz, já operou 300 pessoas em três anos. Entre esses, nenhum óbito. O mesmo não aconteceu com quem esperava na fila. “Três morreram: dois de infarto e um de derrame”, disse.

Os médicos trabalham com probabilidade de morte no procedimento cirúrgico de 0,5% a 1% entre os que têm índice de massa corpórea (peso dividido pela altura ao quadrado) inferior a 50, somado a problemas de saúde.

Em índices superiores a 50, a probabilidade aumenta para 2%. Os dados, porém, são insignificantes se comparados aos que não passam pela cirurgia. Os que mantém a obesidade mórbida têm 18% de chances de perder a vida.

A cirurgia pode custar de R$ 10 mil a R$ 15 mil em hospitais particulares, mas pelo SUS é gratuita. Em três horas, o paciente é operado. Depois de 18 meses passa por mais um procedimento cirúrgico, de cirurgia plástica. Há casos de pacientes que já perderam mais de 100 kg e que continuam a emagrecer.

Quem consegue a vaga no SUS passa antes por um processo de triagem que inclui a medição de índice de massa corpórea e exames médicos. A inscrição deve ser feita no Centro de Especialidade da Secretaria de Saúde ou também na Fundação ABC, em Santo André. A cada semana, cinco pessoas são chamadas no Centro Hospitalar e outras quatro na Fundação ABC.

Quem tem índice menor que 35 é orientado a voltar para casa. “O emagrecimento é surpreendente. Dependendo do índice, a perda em relação ao peso inicial é de 40%”, disse.

Antes da operação, os selecionados passam três meses por exames genéricos. Também são convidados a participar de palestras mensais sobre o tema. “No primeiro mês, é apenas permitido a ingestão de líquidos. Ainda nesse período, 70% deixam de tomar medicamentos para diabetes”, afirmou Cruz.

Fundação – “As cirurgias foram suspensas no final do ano, mas voltam em janeiro. Além disso, pretendemos fazer duas intervenções por semana no hospital Anchieta, em São Bernardo”, disse o coordenador do serviço na faculdade e médico do ambulatório de obesidade da Fundação ABC, Luiz Gonzaga Cavalcanti de Araújo. Dos três mil que estão na fila, cerca de 98% receberam indicações médicas para fazer a cirurgia. Na Fundação Santo André, a intervenção também é gratuita.

Pelas mãos da equipe já passaram cerca de 120 pessoas, em pouco mais de um ano. “Também fazemos a cirurgia plástica reparadora nos que foram operados”, disse. Segundo o médico, o emagrecimento recupera 70% das doenças conseqüentes da obesidade.

Colaborou Carolina Velloso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;