Internacional Titulo
Fraude é descoberta na eleiçao legislativa do Peru
Do Diário do Grande ABC
07/05/2000 | 17:37
Compartilhar notícia


Seis pessoas foram surpreendidas pelas autoridades eleitorais peruanas alterando o número de votos de candidatos ao Congresso, denunciou neste domingo o chefe do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), José Portillo.

Os seis eram digitadores que alteravam o número de votos dos candidatos ao Parlamento de diversos partidos, explicou Portillo, que nao quis identificar nem os infratores nem os partidos envolvidos. O caso foi levado ao conhecimento da Promotoria Nacional.

A descoberta da fraude foi possível graças a um programa de auditoria do processo eleitoral, que revisa todos os dados digitados nos centros de processamento. O chefe da ONPE, Portillo, admitiu que "houve algumas irregularidades, há alguns detalhes que nos escaparam".

Segundo Portillo, os dois grupos políticos que disputarao o segundo turno montaram grupos de trabalho para tornar mais transparente a votaçao de 28 de maio. Mas o chefe do ONPE negou a veracidade de diversas denúncias apresentadas por grupos de observadores nacionais e internacionais sobre graves e numerosas irregularidades nas eleiçoes.

Portillo assegurou que a lisura do segundo turno está assegurada e que já foi iniciada a impressao das cédulas eleitorais, que têm medidas de segurança que tornam "impossível" sua alteraçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;