Cultura & Lazer Titulo
Mestre Didi inaugura exposiçao individual em SP
Do Diário do Grande ABC
30/05/2000 | 15:29
Compartilhar notícia


Presença sutil mas incontornável, Mestre Didi vem tendo uma participaçao constante nos eventos que se dedicam a compreender melhor a herança visual brasileira. Bem representado na Mostra do Redescobrimento, expondo em dois dos 14 núcleos (Arte Afro-brasileira e Negro de Corpo e Alma), o sacerdote-artista inaugura na noite desta quarta sua primeira exposiçao comercial em Sao Paulo depois de muitas décadas.

Os 25 trabalhos reunidos na Galeria Sao Paulo sao uma espécie de resumo do fascinante processo criativo daquele que é considerado um dos maiores artistas afro-brasileiros do País. Iniciado no culto aos ancestrais Egun aos 8 anos de idade, o agora octogenário Mestre Didi dedica-se aos objetos rituais desde a infância e como sacerdote supremo é responsável pela execuçao e sacralizaçao de todos os emblemas rituais utilizados no culto do orixá Obaluaê.

É a força arquetípica e simbólica das tradiçoes africanas que constituem a base, as raízes das delicadas e potentes esculturas que Didi desenha no espaço. "Ele atualiza a visao teológica, cósmica e mítica de seus antepassados", resume Juana Elbein dos Santos, parceira de Didi há 34 anos. Além de ser casada com o artista há 32 anos, a antropóloga tornou-se sua porta-voz e companheira de rota, já que Didi nao pode conceder entrevistas para nao romper com seus votos sacerdotais.

Tradiçao mítica - Profunda conhecedora da obra do marido e da cultura nagô (apesar de nao ser sacerdotisa), Juana procura mostrar que Mestre Didi é, na verdade, um "sacerdote-artista". E faz questao de recordar que aqueles que esperam ver objetos de culto nas exposiçoes que o artista realiza no Brasil e no exterior se enganam. "A arte dele nao é ritual, é uma expressao plástica contemporânea, que se alimenta da tradiçao mítica", afirma.

As formas e os materiais das esculturas evidenciam a força da tradiçao em sua obra. Nenhum elemento é utilizado gratuitamente e as combinaçoes entre os diferentes materiais acabam criando um fascinante e misterioso leque de significados, que exigem uma certa iniciaçao para ser decifrados. Na verdade, trata-se de materiais de uso corrente, como a palha, os búzios ou o couro, mas que associados criam verdadeiros microuniversos. "A palha da costa, por exemplo, indica relaçao com a ancestralidade", explica Juana. Já o branco pode indicar a vida a morte ou o leite.

Um dos elementos constantes na obra de Mestre Didi é a serpente, animal cultuado em inúmeras culturas. No caso da tradiçao nagô, ela possui uma relaçao com a idéia de vida e morte, de renascimento, que por sua vez está intimamente ligada ao sacerdócio de Mestre Didi. "Nessa cultura ela assemelha-se ao arco-íris; como ele emana da terra, atravessa o universo e volta a ela; faz o percurso do nascimento", explica Juana. Isso explica o fato de as serpentes trazerem sempre todas as cores, "representando toda a multiplicidade de formas humanas que existe na Terra".

Poesia - Os títulos dados pelo artista - originamente em iorubá - contém pistas para compreensao desse potente universo simbólico e sao como poesias, anunciando sua força com significados como "Poderosa Patrona da Floresta com Magnífico Herdeiro" (Odé Olorú Ninu Iya Egan Agbara) ou "As Nove Lanças do Mistério" (Esin Mesan Awo).

Mas até quem desconhece a riqueza cultural contida na obra de Mestre Didi é capaz de se encantar com a leveza e riqueza das formas que dá à palha, com a rica associaçao de cores e materiais com que recria uma leitura absolutamente pessoal e ao mesmo tempo universal da natureza. Como bem resumiu Emanoel Araújo em texto publicado pelo jornal "O Estado de S.Paulo" em 1997, sua arte é devotada "a unir os deuses e os homens".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;