Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Síndrome de Asperger - Dr. Leo Kahn

Transtorno de múltiplas funções do psiquismo...

Dr. Leo Kahn
12/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Transtorno de múltiplas funções do psiquismo que acomete principalmente a área do relacionamento interpessoal e de comunicação, embora a fala seja relativamente normal.

Faz parte do grupo autista e outros transtornos com sintomas similares, como problemas com linguagem, comunicação e padrões repetitivos ou restritivos de raciocínio ou comportamento.

Há ainda interesses e habilidades específicas, o comportamento estereotipado e distúrbios motores. A síndrome é muitas vezes vista como a forma mais leve dos transtornos de espectro autista.

Afeta cerca de 0,36% da população em geral, em quatro homens para uma mulher, com 8% de prevalência familiar, sendo que nos pais as taxas são de 2% a 11% e de até 4% em irmãos.

As diferenças fundamentais entre autismo infantil e síndrome de Asperger é que o autista está isolado em seu próprio mundo, enquanto que o Asperger está em nosso mundo, porém vivendo seu estilo próprio de forma isolada.

A síndrome possui critérios de diagnóstico específicos como:

- Detectar os sinais – Consiste no preenchimento, pelos pais e professores, de questionário com uma lista de verificação utilizada para identificar as crianças que possam sofrer da síndrome.

- Avaliação de diagnóstico – Tem a duração mínima de uma hora e consiste no exame de aspetos específicos relacionados com as competências sociais, linguísticas, cognitivas e motoras, bem como de aspetos qualitativos dos interesses da criança. Pode ainda ser efetuado exame formal, que incluirá bateria de testes psicológicos. As informações dadas pelos pais, professores e terapeutas são também dados relevantes nesta fase.

- Diagnóstico diferencial de outras doenças semelhantes à síndrome de Asperger ou associadas.

Sinais e Sintomas:

- Um dos sintomas mais distintos da síndrome é ter interesse obsessivo em um único tópico ou objeto, de forma que a pessoa ignora outros objetos, tópicos ou pensamentos.

- Diferentemente de algumas crianças com transtornos de espectro autista, as com síndrome de Asperger tendem a ter bom vocabulário e habilidade com a gramática, porém, geralmente têm outros problemas de linguagem, como ser muito literais e ter problemas para entender comunicações não verbais, como a linguagem corporal.

Outros sintomas da síndrome de Asperger podem incluir:

- Rotinas e rituais obsessivos.

- Problemas de capacidade motora, como movimentos desajeitados ou descoordenados.

- Problemas de interação social, especialmente relacionados à comunicação com outras pessoas.

- Sensibilidade a informação sensorial, como luz, som, textura e gosto.

SAIBA MAIS:

- Etiologia ainda desconhecida.

- Não existe consenso universal quanto aos critérios de avaliação.

- Não existe cura para síndrome de Asperger, porém, as pessoas que sofrem desse transtorno podem ter vida plena e feliz, especialmente se tiverem tratamento precoce.

- Desenvolvimento de programas pedagógicos, orientação à família e a escola.

- Terapia comportamental.

- Importante não relevar o tratamento dentário.

- A família deve ser esclarecida sobre a gravidade da doença do filho, a ‘lógica’ da síndrome, seus pontos de fragilidade e as habilidades, a importância da participação, a vida adulta e as possibilidades no trabalho.

- A propedêutica neurológica também é necessária, sendo importante mesmo salientando que o diagnóstico é clínico.

- Pessoas com síndrome de Asperger têm problemas similares ao autismo em áreas de interação social e comunicação, porém, possuem inteligência normal e habilidade verbal.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;