Cultura & Lazer Titulo
Comédia de Rasi volta com ênfase na mímica
Mônica Santos
Da Redaçao
10/03/2000 | 18:12
Compartilhar notícia


O riso espontâneo de Mauro Rasi uniu-se ao teatro físico do diretor Luís Louis em Mente Capta, peça que estréia neste sábado no Teatro Macunaíma, em Sao Paulo, com os atores do Grupo Teatral Tônus.

Apesar de nao ser inédita - a última montagem em Sao Paulo foi em 1982 - a versao de Mente Capta de Louis é totalmente diferente das anteriores, já que trabalha essencialmente com a técnica da mímica, minimizando a importância de cenários e figurinos para que o ator seja o foco principal.

A peça explora as neuroses cotidianas da vida moderna, iniciando a trama na sala de espera de um consultório anti-psiquiátrico, no qual uma irreverente doutora, usando métodos nao convencionais da terapia coletiva, desnuda obsessoes, fetichismos e problemas de relacionamento de seus pacientes.

Seguindo as normas do teatro físico - que Louis estudou na Desmon Jones School of Mime and Physical Theatre, em Londres - o cenário é totalmente branco, em contraste com as cores vivas dos figurinos estilizados.

O diretor, que também dirige 2020, espetáculo sobre o poder da mídia em cartaz até este domingo no Teatro Cacilda Becker, em Sao Paulo (r. Tito, 295. Tel.: 864-4513), explica que o texto de Rasi se encaixou perfeitamente em sua maneira de trabalhar. "É uma supercomédia, que trabalha muito com o imaginário. As neuroses dos personagens vao surgindo por meio de flashbacks ou no campo dos sonhos, e o teatro físico é perfeito para atuar nestes terrenos. Foi um casamento perfeito", diz.

Outro item comemorado por Louis é o fato de Rasi autorizar a montagem pelo jovem grupo. "Nós sabemos que ele prefere dirigir seus textos ou entao acompanhar tudo de perto. Neste caso, foi diferente. Ele nos autorizou e confiou no trabalho. Esta atitude, para o grupo, é uma honra", completa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;