Setecidades Titulo
Polícia acaba com toque de recolher em SBC
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
23/10/2003 | 22:09
Compartilhar notícia


Um toque de recolher decretado essa semana por traficantes na Vila Carminha, em São Bernardo, foi desmontado por policiais do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) da cidade na tarde desta quinta-feira. O chefe do tráfico local, Maurício Venâncio Alves, 27 anos, conhecido como Sequinho, foi detido com outros três integrantes da quadrilha que proibiam moradores e comerciantes de circularem pelas ruas depois das 22h até o amanhecer.

Os investigadores apreenderam 35 pedras de crack e 28 papelotes de cocaína na casa de Marcelo Leôncio Santos Silva, 18 anos, na rua Beatriz Capitâneo, na Vila Carminha. “Isso era parte da droga que eles comercializariam na noite de hoje (quinta-feira)”, disse o chefe de investigação do Garra, Geraldo de Oliveira.

Segundo ele, a movimentação de drogas aumentava com o toque de recolher. Segundo a polícia, a quadrilha chegou a comercializar 200 papelotes cocaína e pedras de crack em uma única noite. “Apreendemos uma agenda com o controle da venda de drogas a cada noite”, explicou Oliveira.

Os dois traficantes contavam o apoio de outros dois funcionários baixos do tráfico: um olheiro e um avião (pessoa responsável pela entrega da droga ao usuário). Edinaldo Nascimento dos Santos, 27 anos, e Fernando de Jesus, 28, foram cercados quando tentavam fugir de bicicleta. Santos tem passagem por tráfico e roubo. Ele atuava como avião.

Jesus não tem passagem na polícia e era um dos olheiros da quadrilha. Ele circulava pelas ruas do bairro com a bicicleta e avisava qualquer movimentação policial por perto.

Rendidos e sem ter como combater os traficantes, moradores eram obrigados a ficar trancados dentro de casa das 22h até o final da madrugada, período de maior movimento na boca de fumo. “Percebemos que o bairro mudou a rotina noturna nessa semana e montamos algumas campanas para saber o que estava acontecendo”, disse Oliveira.

Os quatros rapazes eram vistos juntos, o que despertou a desconfiança dos policiais. “Sequinho é irmão de Ciel (Maciel Alves da Silva, 30 anos, preso há quatro meses por policiais do Deic durante troca de tiros na Vila Carminha) e herdou do irmão o comando do tráfico nas favelas do Alvarenga e da Carminha”, explicou Oliveira. Sequinho tem passagem por roubo e tráfico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;