Economia Titulo
Aposentadoria sai mais rápido no Grande ABC
Cibele Gandolpho
Do Diário do Grande ABC
25/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


No ano em que a Previdência Social completa 87 anos, são as agências do Grande ABC que comemoram os números alcançados nos últimos anos no atendimento aos aposentados da região. O principal deles é a redução do tempo de espera para concessão de benefício.

"Enquanto que a média do País é de 41 minutos, o Grande ABC conseguiu chegar a 28 minutos, ou seja, 46% mais rápido", afirmou a gerente executiva da regional Santo André, Fátima Conceição Gomes, responsável pelas agências de todas as cidades da região, exceto São Bernardo, que é atendida por outra gerência.

Até julho de 2009, 70% dos benefícios na área urbana - que são por idade - demoravam mais de 30 dias para serem concedidos. "Grande parte das unidades do Brasil consegue atender em 30 minutos, mas a média é um pouco maior. Cerca de 43% das pessoas que vêm dar a entrada no processo já saem com o benefício liberado no mesmo dia", disse a gerente, durante palestra realizada ontem sobre o trabalho da Previdência Social na Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

HORA MARCADA - Outra conquista, segundo Fátima, foi o agendamento de atendimento com hora marcada. "Nossa média hoje é de 15 dias, mas há casos em que conseguimos marcar para nove ou 10 dias. Eu ficava desesperada em ver os idosos dormindo em filas imensas para conseguir uma senha. Isso não existe mais. Foi uma solução difícil de ser implementada, mas que deu muito certo", destacou.

Quem está para se aposentar recebe atualmente uma carta aviso em sua residência. "Isso foi um grande avanço para nós porque evita que o trabalhador fique fazendo contas de quando pode pedir o benefício. Eles ficam muito felizes quando recebem o aviso", destaca Fátima.

NOVAS AGÊNCIAS - Por fim, a gerente conta que a meta da Previdência é construir 720 novas agências em todo o País nos próximos anos. Deste total, 10 serão no Estado de São Paulo, incluindo o Grande ABC, exceto Capital. Na região, Fátima conta que foram pedidas mais três unidades à diretoria de atendimento para dar conta da alta demanda. São elas: uma no bairro Nova Oratório e outra na Vila Luzita, ambas em Santo André, e a terceira no Jardim Zaíra, em Mauá. "O volume de pessoas é muito grande e a agência de Mauá é pequena", afirma.

Ainda neste ano, a gerente espera que comece a obra da unidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Rio Grande da Serra. "Essa agência já está aprovada e só falta achar o terreno. O custo para construir uma unidade é de R$ 750 mil."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;