Cultura & Lazer Titulo
Discovery exibe especial inédito sobre dinossauros
Leonardo Blaz
Da Redaçao
15/04/2000 | 15:50
Compartilhar notícia


A partir deste domingo, às 21h, o Discovery Channel exibe o documentário Caminhando com Dinossauros. Co-produzido com a BBC, o programa lança mao da computaçao gráfica de última geraçao, permeada por informaçoes de especialistas, para transportar os telespectadores até a época em que os dinossauros vagavam pelo planeta.

Caminhando com Dinossauros é, de acordo com os produtores, o documentário mais caro já produzido. A maior parte dos recursos foi gasta com os efeitos de animaçao, que envolveram uma equipe de escultores, especialistas em animatronics - espécie de robôs - e criadores de som. Antes de iniciados os trabalhos, os profissionais tiveram aulas com conceituados paleontólogos. Três escultores produziram modelos detalhados de cada um dos dinossauros que aparecem no programa, com base em seus esqueletos fossilizados, nas pesquisas mais recentes e nas últimas reconstituiçoes científicas.

Essas esculturas foram, em seguida, escaneadas com tecnologia especialmente desenvolvida para este projeto. Uma versao básica de cada personagem foi gerada para permitir que os animadores estudassem os movimentos e checassem as posiçoes.

O documentário apresenta três horas de duraçao. Ele é divido em três partes. A primeira é Sangue Novo - Época dos Titas e leva os telespectadores a cerca de 200 milhoes de anos atrás para conhecer o Placerias (antigos répteis corpulentos), o Plateossauro (primeiro dinossauro herbívoro gigante) e outras espécies.

Mares Cruéis - Gigante dos Céus denomina a segunda parte do programa. Serao mostrados dinossauros que viviam no mar, como o Liopleurodon. Também será visto o Ornitoqueiro, um pterossauro que exibia asas de até 12 metros.

Na última etapa do especial - Espíritos da Floresta Gelada - Morte de uma Dinastia - serao apresentadas a evoluçao de algumas espécies para se adaptar às mudanças climáticas e a hipótese mais provável para a extinçao das criaturas. O programa será reprisado nesta segunda, à 1h, e no dia 30, às 21h. O making of, com uma hora de duraçao, será apresentado nesta segunda, às 22h, com reprises na terça-feira, às 2h, e no dia 30, às 20h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;