Cultura & Lazer Titulo
Confira as principais etapas da exploração da Lua
Da AFP
16/07/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


Os americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin foram os primeiros homens a pisar na Lua, entretanto a exploração do satélite da Terra começou há mais de 40 anos. Em setembro de 1959 a sonda soviética Lunik 2 foi, na verdadem o primeiro foguete a se chocar contra a Lua. Um mês depois, a Lunik 3 enviou as primeiras fotos do lado oculto do satélite.

Em conseqüência do sucesso da União Soviética ao enviar o primeiro homem ao espaço, (Yuri Gagarin, em abril de 1961), ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy prometeu enviar uma missão norte-americana à Lua ainda na década de 60.

Confira as principais etapas da exploração lunar:

Julho de 1964: os Estados Unidos lançaram o Ranger 7, que enviou mais de 4 mil fotos durante a sua trajetória sobre a superfície lunar.

Setembro de 1968: a União Soviética lançou a Zond 5, com uma carga de animais e plantas. Este foi o primeiro foguete a retornar para a Terra depois de completar a volta na Lua.

Dezembro de 1968: Estados Unidos lançaram a Apollo 8, que contornou a Lua antes de retornar para a Terra. Participara desta missão os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders a bordo.

Julho de 1969: os americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminham sobre a Lua. "Um pequeno passo para um homem, um passo gigante para a humanidade", disse Armstrong na ocasião.

Dezembro de 1972: Eugene Cernan e Harrison "Jack" Schmitt, o últimos homens a pousar na Lua, retornam à Terra. No total, 12 homens pisaram na superfície lunar.

Janeiro de 1994: o satélite militar norte-americano Clementine é colocado em órbita e envia dados que provocam as suspeitas de que existam áreas geladas nos pólos da Lua, o que significaria que o satélite natural possui água.

Janeiro de 1998: o satélite Lunar Prospector, também dos Estados Unidos, estudo a gravidade da superfície da Lua e registra a existência de hidrogênio no satélite, o que para algumas pessoas, significa a confirmação da existência de água.

Julho de 1999: o satélite Lunar Prospector choca-se contra a Lua;  Nasa informa no dia 13 de outubro que não foi detectada água na colisão.

Setembro de 2003: a sonda SMART-1, primeira de origem é europeia, é lançada para estudar a Lua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;