Setecidades Titulo
Aterro sanitário de Santo André está liberado
André Vieira
Renan Fonseca
04/02/2011 | 07:42
Compartilhar notícia


A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) concluiu ontem a última inspeção no aterro sanitário de Santo André. A partir de agora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) pode voltar a enviar o lixo para o depósito. Contudo, a autarquia, que promete se pronunciar hoje, já informou que vai continuar pagando outros aterros privados.

O equipamento está fechado desde maio, quando fiscais da Cetesb flagraram irregularidades no funcionamento do aterro. Foram gastos R$ 16 milhões com o envio do lixo a outros aterros.

Desde então, a Prefeitura vem fazendo uma série de mudanças para se enquadrar às determinações. A área que vai receber o lixo tem cerca de 6.000 metros quadrados e permite mais três ou quatro meses de vida ao aterro.

Em nota, a companhia estadual informou que a licença de operação permite o acúmulo de até 66.514 metros cúbicos de resíduos.

Durante o curto período de funcionamento, o Semasa informou que vai agilizar as obras no espaço livre de 40 mil metros quadrados, que a Cetesb considera como outro aterro.

O terreno está inserido na área total do aterro e vai garantir ao menos 13 anos de depósito de resíduos.

As últimas exigências da Cetesb foram para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais, a instalação de drenos horizontais nas camadas de resíduos e a elaboração do programa de monitoramento geotécnico para a estabilidade do atual maciço.

O superintendente do Semasa, Ângelo Pavin, explicou na segunda-feira que apenas parte do lixo recolhido no município será encaminhada para a porção liberada.

"Vamos equacionar o depósito de resíduos para ampliar a vida útil do aterro. Uma parcela do volume recolhido ainda será encaminhada para aterros privados", esclareceu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;