Setecidades Titulo
É possível ver planetas alinhados até o fim do mês
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
04/05/2002 | 16:47
Compartilhar notícia


Durante o mês de maio, é possível olhar para o céu e ver, a olho nu, mais do que estrelas. É possível enxergar ainda o alinhamento dos planetas Marte, Vênus, Saturno, Mercúrio e Júpiter, a partir do pôr do Sol (no sentido Oeste). Com o auxílio de um binóculo, a experiência pode ser mais interessante porque a imagem é aumentada em até 20 vezes, dependendo do equipamento. Segundo o diretor do Observatório Astronômico Municipal de Diadema, Milton Barros, o fenômeno deverá acontecer novamente apenas daqui a 40 anos. O anterior ocorreu há 12.

Neste domingo, de acordo com a Associação Francesa de Astronomia, Marte, Saturno e Vênus representarão a forma de um triângulo equilátero. No prazo de cinco dias, Vênus e Marte ficarão muito próximos, o que dará a impressão de que são um só. Já do dia 13 a 16, o espetáculo deve ficar mais brilhante com o alinhamento dos planetas com a lua. “Se a temperatura estiver alta, o brilho será mais intenso”, disse Barros. A visibilidade é possível até por volta das 21h.

Os planetas estão a milhões de quilômetros da Terra. As distâncias são as seguintes: Mercúrio, a 92,1 milhões de quilômetros; Vênus, a 42 milhões de quilômetros; Marte, a 77 milhões de quilômetros; Júpiter, a 590 milhões de quilômetros; e Saturno, a 1.280 milhões de quilômetros.

Quem quiser ter uma visão mais privilegiada, por meio de um telescópio, conseguirá aproximar em até 235 vezes as imagens individualmente no observatório. O espaço abre sempre aos domingos, a partir das 19h. “Nesse caso, ver o conjunto fica mais difícil.” O endereço do observatório é rua Antônio Sílvio Cunha Bueno, 1.322, Jardim Inamar, Diadema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4043-5723. A entrada é franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;