Setecidades Titulo
Polícia apreende 81 aves em feira de Diadema
José Carlos Pegorim
Da Redaçao
25/04/1999 | 19:29
Compartilhar notícia


Policiais da Florestal e Mananciais apreenderam neste domingo, por volta das 12h, 81 passarinhos e duas tartarugas na Feira do Rolo de Diadema, no bairro Serraria. A maioria era composta por animais silvestres encontrados normalmente no Nordeste. Quatro pessoas foram autuadas e liberadas depois de ouvidas na delegacia, e vao responder a processo com base na Lei de Crimes Ambientais.  

Os passarinhos sao 27 galos da campina, três pássaros-pretos, 15 caboclinhos, seis canários-da-terra, três sabiás laranjeira, três corrupioes, dez bigodinhos, um sabiá polca, duas pombas-rolas e um azulao. Foram apreendidos ainda cinco canários-do-reino e cinco periquitos, que nao sao silvestres, mas estavam sendo comercializados em gaiolas apertadas, no sol, sem água e sem comida, configurando maus-tratos. Um sabiá laranjeira nao resistiu ao cativeiro e morreu. Os PMs da Florestal contam que metade dos animais morrem entre a captura e a venda.  "Recebemos uma denúncia pelo rádio enquanto estávamos fazendo um operaçao de bloqueio na estrada do Alvarenga. Desloquei todas as viaturas para a feira."

A explicaçao do tenente Júlio César Parruca, 34 anos, no comando da açao, encerra boas novidades para o meio ambiente: os policiais militares utilizaram quatro novas picapes Mitsubishi cabine dupla, com rádio e ar condicionado (e conforto é item indispensável para quem roda até 300 km por dia), recebidas há um mês. "Antes, nao tínhamos nem rádio e nao havia como avisar. Denúncias como essa ficavam para o dia seguinte."  

Foram responsabilizados pelo comércio ilegal de espécies silvestres Gilmar Moreira dos Santos, 29 anos, Damiao Leao Cavalcante, 30 anos, Evandio Balbino de Jesus, 28 anos, e Jorge Santo Souza, 36 anos. Cavalcante, autuado com 14 passarinhos, alegou que eles teriam sido colocados na sua perua pelo verdadeiro dono, que nao sabe quem é. Souza comprou dois para criar em casa.  

Os passarinhos e as tartarugas foram levados para o Parque Ecológico do Tietê, onde serao soltos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;