Setecidades Titulo Saúde
Falta de medicamentos prejudica pacientes do Hospital Mário Covas

Atraso do fornecedor afeta usuários que retiram remédios de alto custo na unidade

Daniel Macário
do Diário do Grande ABC
04/02/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A distribuição de medicamentos na Farmácia de Alto Custo do Hospital Mário Covas, em Santo André, mais uma vez é alvo de denúncia. Não bastasse as constantes reclamações de longa espera no local, que muitas vezes chega a ser de quatro horas, agora o protesto é contra a falta de remédios. Segundo usuários, a ausência de ao menos quatro fórmulas no estoque da unidade tem colocado em risco o tratamento de pacientes.

Ontem, em visita à unidade, o Diário conversou com pacientes e constatou a ausência dos seguintes medicamentos: Mesalazina 500 mg e Pentasa 500 mg (ambos com fórmula similar), Risperidona 1 mg e Oxcarbazepina 600 mg.

A ausência do Risperidona 1 mg, usado no tratamento de pacientes esquizofrênicos, preocupa o técnico em radiologia José Modesto, 57 anos. “Há quatro meses, sempre que venho não tem o remédio. Gasto R$ 120 todo mês para comprar na farmácia. É complicado, pois minha filha está no início do tratamento”, relata.

Para a costureira Elaine de Souza Nunes, 39, o problema é ainda maior. “Pego dois medicamentos (Oxcarbazepina e Topiramato) aqui. Mês passado não tinha nenhum deles e gastei R$ 500.”

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde disse que, no caso do Mesalazina 500 mg e do Risperidona 1 mg, o problema está na entrega em atraso por parte do fornecedor dos remédios.

Sobre o Topiramato 100 mg, a entrega do remédio já foi realizada à costureira Elaine. No caso do Oxcarbazepina 600 mg, o Estado disse que a fórmula não compõe o elenco de medicamentos disponibilizados pela Pasta, portanto, necessitava de mais informações relacionadas ao caso para saber se nessa situação existia alguma ação judicial envolvida. O Diário não conseguiu falar com a paciente para obter esses detalhes até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;