Cultura & Lazer Titulo
Nao perca o espetáculo dos meteoros
Letícia Pianta
Do Diário OnLine
17/11/1999 | 16:05
Compartilhar notícia


Quem tem tempo de parar para admirar os astros na correria desta vida moderna? Na madrugada desta quinta (18), entretanto, vale a pena fazer um pequeno sacrifício para curtir um espetáculo raro: a chuva de meteoros.

Os meteoros, ou estrelas cadentes, sao partículas que foram desprendidas de um cometa. O fenômeno desta madrugada será composto de pedacinhos do cometa Tempel-Tuttle. Ao chocarem-se contra a atmosfera, elas provocam um verdadeiro espetáculo, parecido com fogos de artifício. As Leonídeas, assim chamadas por atravessarem a constelaçao de Leao, estarao numa velocidade de 41 quilômetros por segundo, e esta talvez seja a chuva de meteoros mais intensa de todos os tempos.

A página do CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais) explica tudo sobre a formaçao dos meteoros e dá as dicas para a observaçao do fenômemo. O local escolhido para admirar o espetáculo deve ser, por exemplo, longe da poluiçao luminosa e ter o horizonte livre, e quem usar uma lanterna protegida com filtro vermelho nao vai correr o risco de afetar a retina.

Outra opçao é o site Comets & Meteor Showers, que traz informaçoes fascinantes sobre o assunto. A previsao do melhor horário para fazer a observaçao, a olho nu, é das 2h às 4h da madrugada. E nao se esqueça de fazer um pedido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;