DGABC Digital Titulo Coluna
Drones: A revolução para o dia a dia
Felipe Martins
04/02/2016 | 08:00
Compartilhar notícia


Drone (zangão em inglês) ou Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado, em português). Criado para ser utilizado em meios militares, hoje tem seu uso estendido para o cotidiano dos civis. Os drones têm como principal conceito estar onde você não pode estar e por isso, teve seu principio e uso no meio militar.

Em território de guerra ou em qualquer área considerada hostil, o drone pode ser utilizado para fins de espionagem ou até mesmo carregando armamentos, como podemos ver em diversos videos de drones destruindo alvos em campo de guerra.

Porém, hoje seu uso se estendeu para diversas áreas e se tornou uma febre. Com utilização extremamente versátil, os drones estão sendo utilizados para desde filmagens aéreas até em teste como entregadores.

Seu uso também se estende para meios mais técnicos, como na utilização na área de geotecnologia, para colher informações de terrenos, acompanhando modificações de área, monitorando as etapas de uma construção ou fiscalizando um terreno.

Devido a mobilidade e resistência, alguns testes com drone já são feitos no Brasil como meio de apoio na fiscalização.O braço brasileiro da ONG WWF, de conservação ambiental, lançou o Projeto Ecodrone, que tem o objetivo de preservar florestas e recursos naturais.A ONG já fez alguns voos de teste e está analisando onde
eles podem agir com maior eficácia.

O Ministério do Trabalho e Emprego também esta em fase de teste dos veiculos aéreos não tripulados para a fiscalização do trabalho escravo em regiões de dificil acesso ou, em áreas que possuem um déficit de fiscais, tendo em vista que os drones podem facilitar ainda mais a ação.

Contudo, ainda cabe alguns momentos de reflexão para os legisladores brasileiros, pois não há uma lei especifica
que regulamente a utilização do drone. E ai onde podemos ter alguns problemas. Ninguém quer uma infestação de 'objetos de metal' cobrindo nosso céu ou mesmo sua privacidade invadida por suas câmeras.

O fato é que o uso do drone tem se tornado cada vez mais versátil e conveviente em diversas áreas, tanto na utilização profissional quanto civil. Mas é importante e essencial que seja concretizada a regulamentação para que não haja o efeito reverso de algo bom se tornar um transtorno.

E ai, o que vocês acham da utilização dos drones? Deixem seu comentário e respondam a enquete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;