Internacional Titulo
Pesqueiro afunda no Havaí e nove estão desaparecidos
Das Agências
10/02/2001 | 14:45
Compartilhar notícia


As operações de busca e resgate se intensificaram este sábado, para encontrar nove passageiros de um pesqueiro japonês que desapareceram quando o barco afundou, depois de ter se chocado com um submarino nuclear americano a sudeste de Honolulu, Havaí, informaram funcionários americanos.

Trinta e cinco pessoas estavam a bordo do pesqueiro e 26 foram resgatadas uma hora depois do acidente, que aconteceu na noite de ontem, segundo porta-vozes da guarda costeira americana. Um porta-voz do governo japonês disse que o barco era usado com fins educativos e que alguns estudantes estão entre os desaparecidos.

Em Tóquio, a Japan Broadcasting Corporation informou que o pesqueiro, com capacidade para 67 passageiros, levava 23 estudantes, dois professores e 20 tripulantes responsáveis pela pesca de atuns. Segundo a imprensa americana, entre os desaparecidos há quatro estudantes, dois professores e três tripulantes.

O primeiro-ministro do Japão, Yoshiro Mori, disse neste sábado que os Estados Unidos pediram desculpas pelo acidente. ‘‘A parte americana desculpou-se e explicou que estava fazendo o possível na busca’’, declarou Mori aos jornalistas, em uma reunião para analisar o naufrágio. ‘‘Por agora, temos que fazer todo o possível para encontrar os desaparecidos’’, acrescentou.

Quatro navios e dois aviões americanos percorrem a área, à procura dos náufragos, contaram fontes japonesas. Lauren Smith, porta-voz da guarda-costeira dos Estados Unidos, disse que 12 sobreviventes foram levados para hospitais da região.

Funcionários japoneses disseram que o pesqueiro era o Ehime Maru, um barco de 499 toneladas pertencente a uma escola de pesca de Uwajima, na ilha japonesa de Shikoku. O submarino, USS Greenville, tem base em Pearl Harbour e, a princípio, não sofreu danos. Mas funcionários navais americanos afirmaram neste sábado ter descoberto ‘‘danos superficiais’’ em sua parte externa.

O acidente acontece cinco anos após o Greenville, de 110 metros de comprimento, ter iniciado suas operações. Sua tripulação é de 126 marinheiros e 16 oficiais. O porta-voz do Pentágono, o comandante Greg Smith, disse que o acidente foi registrado à 1h45 deste sábado (21h45 de Brasília), 14 quilômetros ao sul de Diamond Head, na costa sul da ilha havaiana de Oahu. Ele acrescentou que o submarino realizava operações de rotina na superfície, quando, aparentemente, sua popa se chocou com o pesqueiro.

No momento da colisão, os ventos eram de 40 a 50 km/h e o USS Greenville permaneceu na superfície, para ajudar no resgate dos náufragos, informaram funcionários americanos. O barco japonês havia zarpado da baía de Tóquio no último dia 10 de janeiro e deveria retornar no próximo dia 23 de março. ‘‘Antes de tudo, devemos concentrar esforços para salvar vidas e, em seguida, investigar as causas do acidente e consultar o governo dos Estados Unidos, disse o porta-voz do governo japonês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;