Setecidades Titulo
União das Vilas faz São Bernardo sonhar
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
15/02/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


Neste mundo de loucos, nunca é demais sonhar e fantasiar, certo? Em um mundo assim, é possível ignorar 23 quilos a mais e uma barriga de nove meses de gravidez para enfrentar 40 minutos de desfile em nome do amor ao Carnaval. É com esse pique que a União das Vilas promete fazer bonito na folia de São Bernardo, com um samba-enredo cheio de fantasia e magia.

A diretora e primeira-dama da escola, Mirtes Cristina Santos Paiva, 51 anos, conheceu o presidente da União, Vicente Paiva, o Bengo, no Carnaval. Foi também nesta época que desfilou grávida de Daniel dos Santos Paiva, 30, com um enfermeiro do lado. E se você pensa que ela se conteve, está muito enganado. "Pulei e cantei sem parar. E ele não adiantou, não: nasceu na quarta-feira de Cinzas, esperou o Carnaval acabar", relembrou.

E como não podia deixar de ser para quem nasce com a folia no sangue, Daniel carrega a responsabilidade de ser o primeiro mestre-sala da escola desde os 9 anos. "Passo o dia no barracão e de noite trabalho como encarregado de transporte. Dormir, só depois da festa", garantiu.

Quem também se dedica à União das Vilas em período integral é a secretária-geral Elisabete Sousa Lima, 48. É ela quem apresenta a comissão de frente, que neste ano trará para a passarela o clássico Ser ou não ser?, de Shakespeare.

Elisabete não tem dúvidas: ela é do Carnaval. "Temos sete títulos nas costas, cinco no primeiro grupo, e somos uma das escolas mais antigas da cidade. A responsabilidade é grande, e entramos na avenida pra ganhar", prometeu.

BATERIA
O desfile da União das Vilas terá cerca de 300 componentes, sendo 70 da bateria. Sabrina Lazara Boaventura Bastos, 22, mais uma vez assume a frente como rainha. "Desde os 5 anos estou na bateria da União das Vilas", destacou.

E tem preparativo especial para a folia, Sabrina? "Mantenho o corpo só com os ensaios. Mas aqui tenho um monte de gente para me controlar", garantiu. Ela explica: os amigos não a deixam comer bolachas e doces. "Hoje fiquei só na melancia", riu.

Tudo isso para fazer o folião de São Bernardo sonhar na avenida. "Esquecer a rotina faz bem para a cabeça. Podemos criar personagens e esquecer por alguns momentos os problemas do dia a dia", disse Elisabete. Está feito o convite da União das Vilas.

Saudade mantém Dona Dirce viva na agremiação 

Este será o segundo Carnaval da União das Vilas sem Dirce Quirino dos Santos, uma das fundadoras da escola e mãe de Mirtes Cristina Santos Paiva, 51 anos. Dona Dirce morreu em novembro de 2009, aos 70 anos, e foi homenageada no desfile de 2010. Neste ano não estará na avenida, mas se mantém viva nas lembranças de quem a conheceu.

"Minha mãe sempre fez parte da União das Vilas. Ela desfilava ao lado do Daniel até ele se tornar o mestre-sala", relembrou Mirtes. Para Daniel dos Santos Paiva, 30, a perda da avó é dolorida. "Ela era a cabeça da escola. Se eu precisava de uma tesoura, ela sabia onde estava. Se quisesse um copo d'água, ela também trazia. A gente fica meio perdido sem ver ela sorrindo por aqui", disse.

A família que vive e respira Carnaval o ano todo sentiu dificuldades ao perder a animação de Dona Dirce. "Ela sempre gostou de Carnaval. Ajudava no que podia, e era uma pessoa extremamente organizada", garantiu a filha.

Para Mirtes, o exemplo de como manter a família unida e o brilho da folia na avenida veio de casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;