Memória Titulo
Na saúde, a transformação de São Caetano
Ademir Medici
21/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Com 132 páginas fartamente ilustradas, circula o número 52 da Revista Raízes, que é semestral, publicação da Fundação Pró-Memória de São Caetano. A matéria principal traz um verdadeiro tratado sobre o universo da Saúde na cidade.

“Foram pesquisados documentos do início do século 20, acervo das primeiras sociedades beneficentes e tais informações são apresentadas de modo a revelar o cenário da época, com suas características e peculiaridades”, diz a presidente da Fundação, professora Sonia Maria Franco Xavier, em editorial de Raízes.

(Um parênteses, em especial para quem não tem familiaridade com as coisas da história e memória de São Caetano: Sonia Xavier vem labutando nesta área desde a década de 1970. Começou atuando no Museu de São Caetano, hoje órgão da Pró-Memória. E entre os seus trabalhos está o da sistematização e encadernação, ano a ano, desta página Memória, desde 1987, em luxuosas e práticas coleções à disposição do público).

 

CAPA

Quando a foto que ilustra a capa de Raízes foi tirada, provavelmente ninguém imaginou que a mesma teria esta função memorialística.

Jornalista Paula Fiorotti, responsável pela revista, comenta: “A capa desta edição de Raízes apresenta um dos momentos de mais fragilidade de um paciente, totalmente entregue aos cuidados de uma equipe médica, demonstrando o quanto as pessoas dependem e, ao mesmo tempo, confiam nos profissionais da medicina”.

A foto faz parte do acervo do Centro de Documentação Histórica da Pró-Memória.

 

FOI ASSIM

A historiadora Cristina Toledo de Carvalho assina a matéria principal da edição, “O universo da Saúde em São Caetano na primeira metade do século passado”.

O texto tem como ilustrações fotos de profissionais da medicina que atuaram em São Caetano, cujos retratos foram extraídos do clássico Álbum de São Bernardo, de João Netto Caldeira, editado em 1937. São eles: os dentistas Espiridião Oliveira Lima e Lupércio Mariano de Oliveira, o protético José Maria de Oliveira e o médico José Paolone.

Também são reproduzidos receituários emitidos por profissionais como o Dr. Nelson Penteado, “médico, operador e parteiro”, que prestava seus serviços à Sociedade Beneficente Internacional União Operária, de São Caetano, e que, em 1937, tinha consultório na Rua Goiás, atual Avenida Goiás.

 

EM FOCO

A radiografia histórica da saúde em São Caetano reúne mais os seguintes trabalhos:

A medicina e seus símbolos, do historiador André Aparecido Bezerra Chaves.

Bartira, o primeiro hospital da cidade, de Cristina Toledo de Carvalho.

Como e por que foi fundado o Hospital Beneficente São Caetano, do jornalista Mário Porfírio Rodrigues.

APM São Caetano, há 53 anos como expressão de uma classe e exercício de cidadania e dedicação, da jornalista Marília Tiveron.

Dr. Adib João Kirche, toda uma vida dedicada à medicina, da farmacêutica Eva Bueno Marques.

Dr. Túlio Negro, filho de São Caetano, trabalho incessante, exercício pela vida, da jornalista Mariana Zenaro.

Dr. Diógenes Zuriel Piragine, uma vida benemérita, da historiadora Talita Scotá Salvatori.

Dr. Elbe Moulin Sandenberg, um capixaba a serviço da medicina, de Mariana Zenaro.

Do Projeto Rondon à primeira clínica de prevenção de câncer ginecológico de São Caetano: jornalista Priscila Gorzoni entrevista a Dra. Zubeide Marcon Rebelo da Silva.

Victor Matsudo, um reconhecido talento de A a Z, de Marília Tiveron.

 

SEGUNDA PARTE

Raízes traz outras matérias importantes, como veremos amanhã.

 

Diário há 30 anos

 

Terça-feira, 21 de janeiro de 1986 – ano 28, nº 6037

 

Manchete – Inflação de 14,5% em janeiro traz apreensão

 

Grande ABC – Racionamento de água continua.

 

Economia – Indústria cresceu 9,8% em novembro.

 

Movimento Sindical – Empregados da Termomecanica, de São Bernardo, negociam sem o Sindicato dos Metalúrgicos.

 

Telefonia – Companhia Telefônica da Borda do Campo iniciou a venda de 6.450 novas linhas distribuídas entre São Bernardo, São Caetano e Diadema. Longas filas de interessados são formadas.

 

Meio Ambiente – O Movimento em Defesa da Vida, recém-criado para garantir a sobrevivência da Represa Billings e da qual participam oito entidades populares, promove reunião com comerciantes de Riacho Grande, em São Bernardo, a fim de angariar apoio (inclusive financeiro) para preparação de panfletos e cartazes.

 

Cultura & Lazer – E os cinemas continuam fechando no Grande ABC: um artigo de Heitor Capuzzo.

 

Em 21 de janeiro de...

 

1861 – Roberto Landell de Moura nasce em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Padre e cientista. Pioneiro na invenção do telefone sem fio, o rádio dos dias atuais.

 

1916 – Acham-se enfermos em Santo André o padre Francisco Navarro, vigário da Paróquia de Ribeirão Pires; e João Caçapava, farmacêutico.

- Inicia atividades o 3º juiz de paz do Município de São Bernardo, João Domingos Perrella, residente em São Caetano.

- Retirou-se para a Capital, com sua família, o empresário Ermmo de Assumpção, até então radicado em Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘O Montenegro não capitulou; submarino inglês encalhado ao largo da Holanda’.

 

1931 – Diário Oficial do Estado de São Paulo circula em sua nova fase, completamente modificado.

 

1956 – Inaugurado um posto médico em Paranapiacaba.

Criada a Escola Paulista de Medicina.

 

1971 – Seleção Paulista Juvenil Feminina de Basquetebol inicia, em São Bernardo, preparativos para o Campeonato Brasileiro. Equipe base do técnico Barbosa: Selma, Simone, Rosemary, Tereza, Thelma, Edna, Narcisa e Márcia Perecin.

 

2011 – Dom Claudio Hummes, ex-bispo diocesano de Santo André, nomeado cardeal pelo papa João Paulo II.

 

Hoje

 

- Dia Mundial da Religião

- Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

“A fraternidade pressupõe igualmente que as religiões se transformem sempre mais em impulso de libertação de todas as amarras que nos desumanizam.”

Cf. frei Antonio Moser, in Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2016.

 

Santos do Dia

 

Santa Inês. Pertencia a uma rica, nobre e cristã família romana. Isso lhe possibilitou receber uma bela educação. Tinha apenas 13 anos quando foi denunciada como cristã. Tudo porque não aceitou casar-se com o prefeito de Roma, o que lhe custou a morte.

 

- Frutuoso

- Epifânio

 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;