Internacional Titulo
Eclipse anular do sol poderá ser visto brevemente na costa norte brasileira
Da AFP
21/09/2006 | 17:51
Compartilhar notícia


A Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa terão um raro privilégio nesta sexta-feira, quando por cinco minutos a Lua encobrir quase completamente o Sol, criando por alguns instantes um anel de fogo em volta de um círculo negro. O fenômeno poderá ser observado brevemente da costa brasileira, informou nesta quinta-feira o observador veterano de eclipses da Nasa (agência espacial americana), Frank Espenak.

O eclipse anular - o último de 2006 - começará ao nascer do sol na Guiana, às 0948 GMT (06h48 de Brasília), depois atingirá o leste e, por alguns instantes, o norte da costa brasileira.

Nas próximas três horas e meia, o fenômeno será observado ao longo do Atlântico Sul, abaixo do extremo sul da África, antes de terminar, às 13h31 GMT (10h31 de Brasília), num pôr-do-sol no sul do Oceano Índico , perto das ilhas Kerguelen.

sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/eclipse.html) dá mais detalhes sobre o eclipse, inclusive sua visibilidade em várias cidades.

O eclipse anular difere do eclipse total, pois deixa visível uma parte do sol, ainda que seja apenas um anel. Em um eclipse total, toda a face solar é encoberta brevemente pela lua.

O último eclipse total ocorreu em 29 de março deste ano e foi visível no extremo leste do Brasil e no oeste e no norte da África e Ásia Central.

O próximo eclipse total ocorrerá em 1º de agosto de 2008, e será visto no norte da Rússia, Mongólia e oeste da China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;