Esportes Titulo
Técnico italiano elogia ditador Franco e gera polêmica na Europa
Do Diário OnLine
Com AFP
08/02/2006 | 18:15
Compartilhar notícia


O técnico do Juventus da Itália, Fábio Capello, entrou em uma grande polêmica na Europa ao elogiar o ditador espanhol Francisco Franco, que governou o país com um regime fascista entre os anos de 1939 e 1975.

Ele afirmou à um jornal italiano que foi bom trabalhar no Real Madrid em 1996 e 1997 porque a Espanha é uma nação com ordem, obra de Franco. Capello ainda disse que a Itália deveria seguir pelo mesmo caminho.

O partido eco-comunista Iniciativa Per Catalunya, indignado com as declarações, perguntou à Comissão Européia sua opinião sobre as declarações do técnico do Juventus.

"Raúl Romeva (deputado italiano) denunciou as declarações que supõem 'uma apologia lamentável ao fascismo' e se pergunta o que teria ocorrido se no lugar do regime fascista de Francisco Franco, Capello tivesse elogiado o de Adolf Hitler ou o de Benito Mussolini", declarou o partido eco-comunista catalão.

Mas declarações polêmicas desse tipo não é uma exclusividade do treinador do Juventus. O brasileiro Luiz Felipe Scolari, Campeão Mundial com o Brasil em 2002, já elogiou o ditador chileno Augusto Pinochet.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;