Setecidades Titulo
'Exército de humanização' na Saúde de S.Caetano
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
25/01/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A alta rotatividade dos agentes de Saúde, que muitas vezes vêm em busca de emprego próximo às grandes cidades, prejudica a continuidade do trabalho prestado nas unidades de São Caetano. Por isso, desde o início do mês está em atividade o que a Pasta denominou como um exército de humanização, com o qual pretende melhorar o tipo de atendimento fornecido aos usuários. Hoje, 70% da população de São Caetano depende do sistema público de Saúde, onde trabalham 465 médicos de todas as especialidades.

Semanalmente, funcionários da própria Secretaria de Saúde da cidade fazem um arrastão nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), orientando como oferecer melhor atendimento e aprimorar as condutas de trabalho diárias. A proposta será realizada a cada dois meses nas unidades. "O trabalhador da Saúde muda muito. Eles entram por concurso e ainda crus na parte prática. Às vezes não têm comprometimento com a cidade porque vêm de fora. E depois muitos vão embora para a área privada. Não precisamos só dar um ensinamento prático, mas também melhorar o tipo de atendimento. O agente tem de ficar constantemente sendo reciclado", explicou a assessora especial da Coordenação da Ação Social, Regina Maura Zetone. Para ela, esse é o problema que merece mais atenção atualmente. "É o que falta: aprimorar o atendimento. Mas são detalhes. Em um todo, temos uma boa resolutividade dos casos. O sistema está muito bem montado."

TERCEIRA IDADE
Também parte do planejamento da Pasta deste ano, que destinou R$ 172 milhões do orçamento municipal para a Saúde, está a inauguração da Ursi (Unidade de Referência em Saúde do Idoso), na esquina da Avenida Paraíso com a Rua Visconde de Inhaúma, no bairro Nova Gerty. Lá, a população idosa poderá contar com atendimento de prevenção de doenças neurológicas degenerativas, como Alzheimer, e também com área cultural exclusiva dedicada ao idoso. No local terá uma piscina coberta para sessões de hidroterapia (fisioterapia aquática). O prédio será reformado e deve ser entregue até o fim deste ano.

Licitação de anexo hospitalar deverá sair em fevereiro

O processo licitatório da construção do prédio que integrará o Hospital Maria Braido ao Hospital Infantil Márcia Braido deve sair em fevereiro, segundo a assessoria especial Regina Maura Zetone. A Prefeitura ainda aguarda a aprovação do crédito de R$ 30 milhões pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para colocar em prática o projeto que prevê a ampliação do complexo em 40%. "Se não conseguirmos o crédito, faremos um projeto menos arrojado, mas que já está pronto." O anexo, que deverá ficar pronto até 2012, funcionará no estacionamento do Maria Braido e abrigará o Hospital da Mulher e uma ala de oncologia e oftalmologia.

Quanto à falta de leitos nos hospitais, a assessora é enfática. "O único déficit existe porque temos atendido muita gente de fora, e sem a retaguarda de ninguém. Acham que somos um município rico e que temos que nos virar sozinhos."

Hoje a cidade tem 178 leitos de internação, 21 de UTI adulto, seis infantil e oito neonatal. A ala da UTI do Hospital Maria Braido voltou a funcionar na semana passada com seus dez leitos e um de isolamento. O local passou por reestruturação em dezembro.

Meta é atingir 75% de cobertura no Saúde da Família

A cobertura do PSF (Programa Saúde da Família) também é uma preocupação para 2011. Hoje, de acordo com dados do Ministério da Saúde e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos 152 mil habitantes de São Caetano, 69 mil são inscritos no programa, onde atuam hoje 20 equipes em 11 unidades de Saúde da Família. O índice é de 45%, o que significa abrangência em quase metade das residências da cidade.

"Nossa meta é alcançar 75% de cobertura até o final da gestão, em 2012. Já estamos realizando concurso para agentes comunitários de Saúde começarem a atuar nos bairros Santa Paula, Santo Antônio e Centro, que são mais elitizados, mas com pessoas que também precisam do serviço. O PSF deu uma alavancada grande na atenção básica de São Caetano. É o grande fomentador de atendimento humanizado. Hoje, 85% dos problemas de saúde da população são resolvidos na atenção básica", acrescentou Regina Maura Zetone.

Para acelerar a cobertura do programa, três novas unidades de Saúde da Família devem ser implantadas nos bairros Mauá, Barcelona e Fundação - o último com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Está prevista também a entrega da UBS do bairro Santa Paula. Já no bairro São José, a inauguração de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) depende da adequação do projeto do terreno e aprovação do custeio por parte do governo federal.

Para fevereiro, está confirmada a inauguração da primeira Farmácia Popular de São Caetano, no Campus II da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), no bairro Barcelona. No local será oferecida uma lista de 97 medicamentos - de analgésicos a antibióticos - a preços subsidiados em até 90%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;