Internacional Titulo
Soldado americano é morto por iraquianos no Iraque
Da AFP
09/06/2003 | 23:35
Compartilhar notícia


As forças norte-americanas, que nas últimas 24 horas foram alvo de vários ataques, perderam um soldado no oeste do Iraque, enquanto personalidades iraquianas se reuniaram segunda-feira para examinar os planos dos Estados Unidos para o futuro político do país.

Segundo o Centcom (Comando Central Americano), um soldado foi morto na noite passada por iraquianos armados, que alegavam necessitar de atendimento médico urgente em um posto de controle na localidade de Al Qaim, perto da fronteira síria, anunciaram segunda-feira as forças terrestres da coalizão.

Um dos atacantes morreu e outro foi detido pelas tropas americanas, que responderam aos disparos. Um terceiro conseguiu fugir em seu automóvel, informaram as fontes através de um comunicado. Há uma investigação em andamento e as forças norte-americanas continuam tentando localizar o veículo e outros suspeitos, acrescentaram.

Vinte e nove soldados dos EUA morreram em ataques ou acidentes desde o 1º de maio, quando o presidente norte-americano George W. Bush anunciou o fim dos combates no Iraque.

Ao mesmo tempo, em Falujah, um lugar onde há uma grande tensão, a 50 km de Bagdá, as tropas americanas foram alvo de atos de violência. Os militares detiveram dois iraquianos após o registro de disparos com armas leves do interior de uma mesquita contra sua patrulha, segundo o Centcom.

“Com base em informações sobre um projeto de ataque, soldados norte-americanos fizeram patrulhas na região de Falujah em busca das forças inimigas, que dispararam contra eles com armas leves de uma mesquita”, precisou o Centcom em seu comunicado.

Os soldados não dispararam contra os agressores na mesquita, mas detiveram dois iraquianos, acrescentou o Centcom, sem explicar se eram os autores do ataque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;