Economia Titulo
Ford culpa Bridgestone por pneus defeituosos
Do Diário do Grande ABC
16/08/2000 | 16:43
Compartilhar notícia


A Ford emprega todos seus esforços para evitar que sua imagem seja prejudicada pela retirada dos pneus defeituosos que equipam seu modelo Explorer, culpando uma fábrica da Bridgestone.

O grupo japonês de pneus Bridgestone-Firestone já havia mencionado semana passada sua unidade de Decatur (Illinois), frisando que grande parte dos pneus defeituosos provinha dessa fábrica.

A Bridgestone anunciou a 9 de agosto a retirada voluntária de 6,55 milhoes de pneus fabricados na América do Norte da marca Firestone, questionados em 300 acidentes, vários deles mortais.

Ford publicou segunda-feira, em seu site na Internet, os resultados de sua análise de dados fornecidos por Bridgestone, que mostram que os pneus saídos da fábrica de Decatur entre 1996 e 1998 registraram uma taxa de falhas dez vezes mais elevada do que os mesmos modelos produzidos no conjunto das outras unidades do grupo.

O sindicato siderúrgico, que representa os operários da fábrica de pneus da Decatur da Bridgestone, entrou em greve em 1994 e nao havia concluído um novo contrato coletivo antes do final de 1996. Durante esse período de duros conflitos sociais, Bridgestone contratou operários substitutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;