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Concurso ajuda na meta estadual
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
21/08/2008 | 07:23
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As diretorias das escolas públicas de Santo André que participaram, quarta-feira, do Desafio de Redação acreditam que o concurso seja uma forma de colocar em prática uma orientação da Secretaria Estadual da Educação: promover exercícios que estimulem a escrita, leitura e compreensão de textos entre os alunos.

A iniciativa é uma ação conjunta do Diário com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) que atende todo o Grande ABC pelo segundo ano consecutivo. A Secretaria da Educação apóia o projeto.

Para a coordenadora pedagógica da EE 16 de Julho, Ziza dos Santos, a importância da produção de textos foi um dos motivos da adesão da escola ao concurso. "Independente da premiação, só o fato de eles escreverem já vale."

A diretora da EE Oito de Abril, Neide Sanz Ximenes, explicou que muitos estudantes têm dificuldade com a escrita por receio de expor as idéias. "Por isso é fundamental que eles sejam motivados e percam a inibição. Com o concurso, colocamos em prática a teoria da diretriz do Estado."

Aluna da 6ª série da EE Oito de Abril, Ingrid Isabela Santos Pereira, 12, acredita que falte força de vontade entre os estudantes. "Tem muita gente que chega na 6ª série sem saber fazer uma redação." Ela escreveu sobre os perigos das amizades virtuais. Seu colega, Henrique Alves Macias, 11, não se enquadra na definição dos poucos esforçados. Ele conta que quer fazer faculdade de Educação Física e não pretende desistir de estudar para "ser alguém na vida". "Adoro ler e escrevo para melhorar a letra e desenvolver as idéias." Ele também fez uma redação sobre os problemas das conversas com desconhecidos nas salas de bate-papo.

Na EE 16 de Julho, Felipe de Oliveira Guedes, e Izabelle Stephanye Álvares de Santa, ambos com 12, também estão no time dos dedicados. "Adoro escrever e achei interessante participar do concurso porque força nossa mente a criar", diz Felipe. Izabelle contou a história de uma internauta que criou uma comunidade no Orkut chamada Amizade.com e estava em busca de novos amigos. "Acho que tenho chances de ser uma das ganhadoras."

Coordenadora da EE Professora Clotilde Martins Zanei, Denise Montanheiro Batista, diz que a escola levou em conta a proposta da Secretaria do Estado quando aderiu ao Desafio de Redação também.

Mas com pelo menos três alunos do 3º ano do Ensino Médio do período da manhã, a diretoria da escola não tem do que se preocupar. Eles mostraram habilidade com a escrita na participação do Desafio. "A falta de lazer permite que os jovens fiquem nas ruas e nem sempre se envolvam com boas companhias. Este é um problema da nossa comunidade (no Jardim Santo André) que abordei na redação", diz Janaína Kássia Lucas de Oliveira, 17.

A colega Jussara Gomes, 17, abordou a marginalidade iniciada pelas amizades negativas. "Gosto de escrever porque consigo me expressar bem." Já Wellington dos Santos, 17, fez uma redação dizendo que acredita que boas amizades possam nascer em espaços públicos, como pontos de ônibus. "É a primeira vez que participo e estou na torcida pelos prêmios."




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