Cultura & Lazer Titulo
Sesc Itaquera inaugura evento Um Grito Pela Amazônia
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
26/09/2000 | 18:50
Compartilhar notícia


O evento Um Grito Pela Amazônia, que começa nesta quarta no Sesc Itaquera, em Sao Paulo, mostra que a arte também pode agir em favor da ecologia. Duas exposiçoes fotográficas, recolhidas pela equipe do Greenpeace, na Amazônia, e também pela família Villas-Bôas, no Parque Nacional do Xingu, se destacam entre a programaçao, que também contará com palestras, show e exibiçao de vídeo.

A idéia do evento é lançar o Clube Benfeitores da Natureza, cuja primeira açao consiste em uma campanha de defesa da Amazônia. O Clube é um projeto do setor de Gestao Ambiental do Sesc Itaquera, que mantém um programa gratuito e permanente de educaçao ambiental para professores.

De hoje a sábado, os visitantes de Um Grito Pela Amazônia poderao conferir duas exposiçoes fotográficas. Uma delas é a Amazon Guardian 2000, que traz 20 fotos coloridas do gaúcho Rodrigo Baleia e dez imagens assinadas pela francesa Isabelle Rouvillois, registradas durante a expediçao do barco Amazon Guardian 2000, do Greenpeace, entre o Amazonas e o Pará.

A outra é Povos da Floresta, com dez fotos feitas pelo indigenista Orlando Villas-Bôas, e 16 de seu filho Noel, todas em preto-e-branco. As imagens foram captadas em março de 1998, na aldeia Kamaiorá, no alto Xingu, em um dia de realizaçao do Kuarup.  "O Kuarup é um cerimonial de libertaçao das almas, que os índios fizeram em homenagem a meu tio Cláudio, que morreu na época", explica Noel. Seu tio foi um dos integrantes da operaçao Roncador-Xingu, junto com os irmaos Leonardo e Orlando Villas-Bôas.  "Para essa exposiçao demos preferência nao às fotos da cerimônia, mas para as que retratam o índio em seu estado puro de cultura", explica Noel. Ele lembra que, na ocasiao, foram produzidas mais de 100 fotos, entre coloridas e em preto-e-branco.

Palestras e show - Para o sábado, data do encerramento, estao programadas duas palestras. A primeira, às 10h, é a do fotojornalista andreense Pedro Martinelli, autor do recém-lançado livro Amazônia - O Povo das Aguas.

A segunda, às 13h30, é com o responsável pela campanha Greenpeace de Proteçao à Amazônia, Eduardo Quartim. Ele falará sobre as açoes de madeireiras ilegais e de queimadas, apontando possíveis soluçoes. Em seguida, às 15h, será exibido o vídeo-depoimento de Orlando Villas-Bôas que, segundo Noel, foi filmado pela equipe do Sesc há cerca de duas semanas, na casa do indigenista. O evento termina com a apresentaçao, às 16h, da banda Taruma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;