Setecidades Titulo
Duto de gás é rompido em Diadema
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
23/06/2004 | 22:00
Compartilhar notícia


Uma escavadeira a serviço da Prefeitura de Diadema rompeu às 16h30 desta quarta uma tubulação de gás natural da Congás, na avenida Piraporinha, em Diadema. O estrondo do rompimento, semelhante ao som de uma explosão, causou pânico na redondeza e nos passageiros dos trólebus que passavam pelo local. Trecho de cerca de um quilômetro da avenida foi isolado e o trânsito teve de ser desviado. Nesta quarta à noite, ainda havia o risco de a avenida amanhecer interditada. Técnicos da Comgás levaram três horas e meia para conseguir controlar o vazamento. Ninguém se feriu.

A interdição atingiu o trecho da avenida entre o Corredor ABD e o Extra Piraporinha. Os passageiros tiveram de descer dos trólebus e seguir a pé pelas ruas paralelas. Empresas e estabelecimentos comerciais das proximidades foram evacuados.

Nas mais de três horas do vazamento, a concentração de gás no ar chegou a 65%, sendo que o limite máximo tolerável é de 20%. A situação, de acordo com os bombeiros era de alerta, apesar de o risco de explosão ser maior quando o índice chega a 100%. Quem estava por perto se queixou de dor de cabeça. O barulho do vazamento assemelha-se ao de uma turbina de avião. O ruído chegou a 120 decibéis numa distância de 60 metros do ponto do rompimento. De acordo com os técnicos, é pouco menor do que o de uma pista de aeroporto.

“Foi por isso que decidimos evacuar a empresa”, disse o técnico de segurança do trabalho da Parasmo. A empresa fica em frente ao local do acidente. Além de dispensar os 120 funcionários, a direção esvaziou a creche dos filhos dos empregados. “Tínhamos 20 crianças lá dentro”. Na Inylbra, os funcionários com postos de trabalho no galpão mais próximo à avenida Piraporinha foram deslocados aos fundos.

A tubulação foi perfurada durante as obras viárias para ligação do Corredor ABD à avenida Alda (divisa com São Paulo). O secretário de obras de Diadema, Luiz Carlos Theophilo, afirma que os desenhos cedidos pela Comgás à Prefeitura não indicam que a tubulação perfurada ficava a menos de 20 centímetros de profundidade do asfalto. “O mapeamento da rede de gás da empresa é falho”. A Comgás, por meio da assessoria de imprensa, rebateu o argumento do secretário, e afirmou que os mapas são precisos.

A empresa não soube dizer porque os técnicos da Comgás não conseguiram fechar a válvula próxima ao vazamento, que só foi controlado por volta das 20h. Eles necessitavam fechar seis válvulas para iniciar os trabalhos de manutenção. A primeira válvula fechada foi a localizada na via Anchieta.

No momento do acidente, os operários da Construtora Araguaia – responsável pela realização da obra – trabalhavam no prolongamento do canteiro central da avenida Piraporinha. “Quando o rapaz percebeu o estouro, pulou da escavadeira e saiu correndo”, contou o chefe da divisão e fiscalização da obra Severino Luiz de Lima.

A Cetesb (Campanhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), por meio da assessoria de imprensa, informou que pode autuar a Comgás se constatar irregularidades. Após o vazamento desta quarta, três técnicos compareceram ao local.

Trânsito – A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), por meio da assessoria de imprensa, informou que o vazamento afetou o deslocamento de 70 ônibus que fazem os trajetos Santo André-Diadema, Ferrazópolis-Jabaquara e Piraporinha-Jabaquara, mas não soube dizer quantos passageiros foram prejudicados.

Já o fluxo de veículos foi desviado, de acordo com o Departamento de Trânsito de Diadema, pela avenida Antônio Piranga para quem vinha do Centro e para as ruas Antônio Dias Adorno, Dona Ruyce Ferraz Alvim e avenida Roberto Gordon para quem vinha de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;