Esportes Titulo
Giba pensa em mudar ataque do Santos
Do Diário do Grande ABC
12/06/2000 | 19:20
Compartilhar notícia


O Santos precisa vencer o Sao Paulo no domingo por uma diferença de dois gols para ficar com o título paulista. Uma tarefa difícil para o ataque, setor que nao vem se dando bem na competiçao: juntos, os três atacantes - Caio, Valdir e Dodô - marcaram 16 gols, dois a menos que o artilheiro, o sao-paulino França. O técnico Giba começa a trabalhar o time neste terça-feira para o jogo decisivo e é provável que mexa na parte ofensiva da equipe: Dodô tem chances de entrar em campo como titular, com a saída mais provável de Valdir.

Enquanto os atacantes estao fazendo poucos gols, esta tarefa tem sobrado para os jogadores do meio-de-campo. Caio tem uma explicaçao para isso: "num clássico, é difícil um atacante fazer gols e a gente só marca numa bobeira da defesa adversária". Foi numa dessas falhas que França fez logo no início do jogo de sábado o gol que garantiu a vitória do time do Morumbi. "Nao tivemos espaço na frente, mas todas as jogadas de perigo foram armadas ou criadas pelos atacantes para a conclusao dos companheiros que vinham de trás", completou Caio.

A necessidade de vencer por uma diferença de dois gols nao desanima os santistas. "Nada está perdido e temos ainda 90 minutos de jogo para reverter esse mau resultado", disse Claudiomiro, lembrando que "o Santos já provou que tem condiçoes para isso". Caio concorda. "As dificuldades sempre irao existir na vida do clube e apesar de o Sao Paulo jogar fechado, aproveitando os contra-ataques, nao é o fim do mundo ganhar de dois gols", disse o atacante.

Os jogadores do Santos se inspiram na virada sobre o Palmeiras, quando o time perdia por 2 a 0 e acabou ganhando de 3 a 2, garantindo vaga na decisao do Paulista. "Nao podemos desanimar, nem baixar a cabeça", disse Caio.

Sem contar com a dificuldade de vencer o Sao Paulo, apontado como o melhor time do Paulista, os santistas tiveram neste campeonato poucas vitórias com um placar dilatado. A maior goleada foi de 7 a 2 contra o Araçatuba, jogo que se converteu na festa dos atacantes Valdir e Dodô, que marcaram três e dois gols, respectivamente. A equipe voltou a marcar mais de dois gols em apenas três jogos: contra o Mogi-Mirim, Portuguesa e Palmeiras.

Nada disso, porém, preocupa os jogadores. "Se os gols nao têm saído dos pés dos atacantes, os jogadores do meio e da defesa estao fazendo e o que importa é o time vencer", disse Claudiomiro. Giba, porém, vai trabalhar tecnicamente o time na tentativa de aprimorar os arremates. "Nao podemos perder as oportunidades criadas", disse ele. O treinador também sabe que encontrará uma defesa ainda mais fechada e terá que explorar a velocidade de seus jogadores para surpreender os sao-paulinos.

Esse problema no ataque deve ser resolvido no final do campeonato, mesmo que o Santos conquiste o título. Depois do Paulista, o time deverá receber reforços. O primeiro deles deverá ser o ponta Alessandro, que foi oferecido ao clube, mas os dirigentes preferem nao comentar esse tipo de assunto para nao prejudicar o ambiente nesse momento decisivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;