Palavra do Leitor Titulo Artigo
Franqueadoras se adaptam
Do Diário do Grande ABC
08/01/2016 | 08:07
Compartilhar notícia


Artigo

O novo perfil dos empreendedores exige que as franqueadoras estejam muito mais preparadas para atender às necessidades e expectativas dos novos investidores no setor de franquias. Segundo recente pesquisa realizada pela Endeavor e o Instituto Britânico de Pesquisas Meta, os empreendedores brasileiros são muito mais motivados pela força para a realização de grande sonho do que por sua visão mercadológica, criatividade e/ou pró-atividade. Este resultado confirma comportamento que observamos em muitos franqueados que, embora empreendedores, pautam suas ações em bases emocionais, ou seja, apesar de saberem e terem vontade de ser empresários de sucesso, não conseguem guiar seus passos e tomar decisões que levem a este resultado.

O perfil dos novos franqueados, em sua maioria, é exatamente este, de empreendedores que querem ter seu próprio negócio e buscam no franchising o know-how, porém, esperam que, além disso, a franqueadora tenha a pró-atividade que eles não possuem e/ou não querem desenvolver, pois é algo trabalhoso e que exige esforço e mudança de comportamento. É como sonhar em participar de rally, comprar o veículo adequado, participar do treinamento com a equipe, porém, durante a prova se encantar com o percurso e esquecer-se de consultar o velocímetro, o controle de combustível ou a temperatura do carro.

Os franqueados, em sua maioria, esperam que a franqueadora tenha a visão 360 graus do percurso e vá guiando seu carro durante todo o trajeto enquanto contemplam a paisagem e no fim comemorem a vitória. Existe considerável parcela que enxerga a franqueadora muito mais do que bom navegador, mas como grande piloto navegador. Conhecendo este perfil, as franqueadoras precisam ter suporte ainda mais atuante, com treinamentos direcionados para a educação e conscientização do que precisa ser feito e como fazer. Além disso, é importante que a franqueadora esteja antenada aos indicadores individuais das unidades, com propostas de desenvolvimento e soluções que de forma muito rápida tragam o resultado.

Boa franqueadora deve estar sempre focada e consciente do crescimento sustentável da rede, que só se consegue com o desenvolvimento empresarial de cada franqueado, transformando-o num grande piloto navegador e seus colaboradores numa grande equipe. Neste mercado empreendedor as franqueadoras, a cada dia, precisam estar mais preparadas para formar e desenvolver alguns diferenciais como universidade corporativa, que visa exatamente a disseminação sistêmica do know-how, das competências e habilidades que os franqueados precisam para o crescimento sustentável de sua unidade e equipe.

Luciana Abram é consultora em franquias e gerente de operações da consultoria Franquear Estratégia e Gestão de Negócios.

Palavra do leitor

Mentiras de Dilma
Dilma se reelegeu com mentiras. Enganou seus eleitores e tanto ela, depois de eleita, como seu criador já admitiram. É portanto procedente e justo o pedido de impeachment. É também ridículo e ofensivo a nós, cidadãos, o ministro da Justiça e alguns juristas falarem na necessidade de ver o que diz a Constituição. Ora, bolas! Mentiu, enganou o povo, reelegeu-se e confessou, cai fora. Chega de enrolação. Esses políticos nadando em privilégios pagos por nós, ignorando protestos e afundando o País são em sua maioria corruptos, mentirosos, hipócritas e sanguessugas da Nação. Mostram bem que os militares tinham razão. Dilma estourou o orçamento gastando bilhões em estádios, em grandes obras no Exterior e em suas famosas pedaladas fiscais. Não construiu hospitais, não nos deu Segurança alguma nem escolas para os brasileirinhos, por quem, emocionada, demonstra sempre muito amor e carinho. A qual Pátria educadora ela se refere? À nossa com certeza não é.
Nilson Martins Altran
São Caetano

Lambanças de Dilma
Depois da fala do ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, sobre lambanças (pedaladas, desvios, subtrações etc) feitas pelos petistas e Dilma para se perpetuarem no poder, não precisamos nem desenhar para que o ministro, todos os petistas e aliados entendam a razão dos pedidos de impeachment!
Tânia Tavares
Capital

Coelho de Dilma
Como a China está mandando em tudo, com a grana e influenciando o mundo, parece que vamos adotar prática milenar chinesa. Cada ano homenageia ou é dedicado a um animal. Por aqui a presidente e um dos seus mais proeminentes ministros já adotaram o coelho para 2016. Mas não é aquele bicho arisco e veloz que estamos acostumados a ver, mas aquele auxiliar de mágico, que só sai da cartola mediante truque de ilusionismo. Será que o repertório da presidente e seus ministros já não está meio manjado? Eu confesso que preferiria trocar a trupe!
Marco Antonio Esteves Balbi
Botafogo (RJ)

CPMF e Dilma
Dilma alega que aprovação da CPMF é questão de Saúde pública. Em que pensava, privadamente, Dilma quando decidiu pagar de uma só vez os bilhões de reais das pedaladas fiscais que deu? Na aprovação da CPMF é que não era! Na Saúde pública menos ainda. Só pensava em salvar a própria pele. Então, pouco dileta senhora, não jogue o ônus de seu desgoverno em nossas costas e muito menos em nosso bolso!
Mara Montezuma Assaf
Capital

Lula e Dilma
Em País onde se reúnem Lula e Dilma para traçar estratégias para retomada do crescimento podemos imaginar por que chegamos ao fundo do poço! Triste fim. Chances de sair? Zero!
Júlio José de Melo
Sete Lagoas (MG)

Segredo de Dilma
Criador e criatura se reuniram no segundo dia útil do ano, em segredo. Da reunião participaram outros iluminados. O que estão tramando agora? Coisa boa não deve ser, senão a ‘reunião’ não teria sido secreta! Devemos nos preparar e rezar muito para espantar os maléficos, não?!
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Omissão de Dilma
As lágrimas do presidente dos Estados Unidos ao anunciar maior controle sobre armas de fogo deveria servir de recado a quem defende aqui no Brasil o porte indiscriminado delas. Alegar que isso garante a Segurança individual é cometer erro grave. Correto é lutar para que haja Segurança adequada, com investimentos no sistema policial e também programas sociais.
Uriel Villas Boas
Santos (SP)

Maltratados
Eu e minha mulher, residentes no Jardim São Caetano, há muitos anos utilizamos os serviços do Laboratório Rocha Lima. Ambos já com idade, somos dependentes, por força da mesma, com muita frequência de cuidados médicos, de exames e de análises laboratoriais solicitadas sempre com urgência. E, o pior, para não dizer o mais triste, por se tratar de pessoas idosas, velhas, já aposentadas, ainda têm que enfrentar o mau-trato do governo pelo valor da aposentadoria de fome, dos impostos escorchantes e da necessidade de pagar planos de saúde caros, sem direito a quase nada, dos laboratórios pela demora na entrega dos resultados, sem quaisquer preocupações com o estado de saúde dos pacientes e com os atendentes que não têm ideia de que um dia velhos serão. O triste é que no Brasil não só o governo, mas também as organizações voltadas para a saúde e os serventuários em geral’ veem os idosos como estorvo. Exceção ao Laboratório do Hospital Brasil, em Santo André.
Bilac de Almeida Bianco
São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;