Cultura & Lazer Titulo
Cia. Nova Dança estréia nova coreografia em SP
Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 15:03
Compartilhar notícia


Botstrap, ou alça da bota, foi o nome dado a uma das correntes da física quântica que pressupoe que tudo no universo está ligado. Segundo esse pensamento, todos os eventos estao ligados por uma espécie de corrente, como se todo o universo fosse organizado pelas mesmas leis de movimento.

"BootstrapSao Paulo!", versao da Companhia Nova Dança, seria entao a representaçao paulistana dessa rede de conexoes intergalácticas vistas do universo paulistano. É essa a idéia central da coreografia que o grupo estréia nesta quarta-feira no evento Semanas de Dança, no Centro Cultural Sao Paulo (CCSP).

A Nova Dança, que no ano passado levou ao CCSP o espetáculo "Da Sacada Tudo Passa a Ser Evento" reforça com "BootstrapSaoPaulo!" seu engajamento com o movimento que dá nome à companhia. A nova dança praticada pelo grupo encontra nas possibilidades físicas uma das poéticas de suas criaçao. Essa busca dos limites da capacidade corporal dos bailarinos, individualmente, e do grupo, em conjunto, é uma forma de representaçao humana da teoria científica que remonta à filosofia taoísta.

O princípio da dramaturgia física (o trabalho com os limites do desequilíbrio, o desafio da gravidade, o jogo da açao e reaçao) é, entao, nesse espetáculo, o caminho contemporâneo de uma busca ancestral da dança: representar o movimento do universo. "O que a Nova Dança busca, por meio do conhecimento do corpo, é achar um pensamento sobre o mundo", define a diretora Adriana Grecchi.

A coreografia foi idealizada por Adriana, discípula dos mestres da holandesa The School for New Dance Development. Mas os intérpretes Cristian Duarte, Cristiano Barnas, Diogo Granato, Georgia Lengos, Lu Favoreto e Patrícia Werneck participam da criaçao. Para realizar o trabalho, pesquisaram, nas ruas paulistanas, as relaçoes que propoem uma conexao entre todas as cidades. A partir desse recolhimento de informaçoes, o grupo apresenta "a sensaçao de vertigem, de ruptura da percepçao ordinária do cotidiano".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;