Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica da Dinamarca toda de graça no Ibirapuera
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
01/06/2002 | 16:15
Compartilhar notícia


Melhor do que pagar ingressos que custam de R$ 85 a R$ 240 é assistir de graça ao concerto que a Orquestra Sinfônica Nacional da Dinamarca realiza neste domingo, às 11h, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O grupo, sob regência do alemão Gerd Albrecht, fará apenas duas récitas: a deste domingo, no Parque, e a desta segunda, na Sala São Paulo, para quem adquirir os caros ingressos. Em ambas, haverá a participação do virtuose Frank Peter Zimmerman ao violino.

O programa será diferente para os dois concertos. Neste domingo, a orquestra executará a famosa abertura Tannhäuser, de Richard Wagner; o Concerto em Ré Maior Op. 61 para Violino e Orquestra (finale), de Ludwig Van Beethoven; e Finlândia, Op. 26, de Jean Sibelius.

De Edvard Grieg, tocará excertos das suítes 1 e 2 de Peer Gynt: O Rapto da Noiva – Lamento de Ingrid (da suíte nº 1), Manhã (nº 2) e Na Sala do Rei das Montanhas (nº 3). Mais duas peças completam o programa: Sinfonia nº 2 Op. 73 em Ré Maior (scherzo e finale); e Lohengrin (prelúdio), de Richard Wagner.

Por ser diversificada e com peças breves, essa récita é ideal para estabelecer um primeiro contato com a orquestra. Serve tanto de aperitivo para quem vai à Sala São Paulo nesta segunda quanto para quem ainda se inicia no mundo da música erudita.

Na Sala São Paulo, o grupo dinamarquês dará preferência à execução de peças completas, sem omitir nenhum movimento. Assim, o programa se resumirá a apenas três autores. De Carl Nielsen (1865-1931) haverá Pan & Syrink; de Beethoven (1770-1827), Concerto em Ré Maior Op. 61 para Violino e Orquestra, e. de Brahms, Sinfonia nº 2 Op. 73 em Ré Maior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;