Setecidades Titulo
Avaliação contra mortalidade atinge 40% das crianças de Rio Grande
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
13/03/2004 | 20:02
Compartilhar notícia


Mil seiscentos e cinqüenta crianças de zero a 6 anos passaram neste sábado pela primeira fase do programa de combate à mortalidade infantil da Prefeitura de Rio Grande da Serra. Todas foram pesadas e medidas. As que estavam com a vacinação atrasada receberam as doses e ficaram com a carteirinha em dia. Dentro de dez dias, a Prefeitura terá parte do mapeamento da desnutrição infantil pronta. Os agentes de saúde entram, então, na fase de mapeamento dos 60% da população infantil de Rio Grande que não participaram da ação de ontem. Há nos cadastros da Prefeitura 2,7 mil crianças na cidade.

A iniciativa foi bem-aceita pela população que compareceu aos postos de saúde. Na USF (Unidade de Saúde da Família) da Vila Lopes, no início da tarde, a fila foi grande e chegou à calçada. “Esse tipo de trabalho é importante. Por isso resolvi vir”, disse Vanessa Cristina Pereira, que levou o sobrinho Moisés, de 10 meses, de quem cuida diariamente. “Acho importante essa preocupação com a alimentação, por isso, uso muitos legumes nas sopas que faço para o Moisés.”

Com os dados nas mãos, a Prefeitura promete acompanhar mais de perto a rotina das crianças desnutridas ou em risco de desnutrição. Uma das que deve integrar a listagem é Fernanda. Aos 5 anos, ela pesa 16 Kg quando nessa faixa etária o peso ideal é de 19 a 20 Kg. Além do acompanhamento em casa por agentes de saúde, as crianças contarão com orientação pediátrica.

“Devemos criar um ambulatório para dar orientações sobre alimentação”, afirmou a secretária da Saúde da cidade, Maria Luiza Malatesta. A preocupação, segundo ela, não se deve apenas à desnutrição. “A obesidade também é um problema que requer atenção.” Entre as crianças atendidas ontem, uma de 12 anos pesava 78 kg.

Segundo os agentes da saúde, a desnutrição é maior nas crianças até 2 anos, principalmente nos casos de falta do aleitamento materno. A intenção da Prefeitura com o mapeamento é saber onde estão as crianças com problemas e fazer o acompanhamento médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;