Política Titulo Mauá
Donisete assume 2º lugar em Mauá e Atila atinge liderança

À frente nas duas primeiras pesquisas, Vanessa Damo cai 8,5 pontos e vai para terceira colocação; petista sobe, mas vê preferência reduzir

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
20/12/2015 | 12:13
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), assumiu o segundo lugar na terceira rodada de sondagem eleitoral, realizada pelo DGABC Pesquisas a pedido do Diário. A pesquisa de intenções de voto para o pleito municipal de 2016 também mostra reviravolta do cenário eleitoral mauaense, com o deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB) atingindo a liderança e a deputada Vanessa Damo (PMDB) caindo para a terceira colocação.

Em comparação com a última sondagem feita, há cinco meses, a peemedebista, que seguia na dianteira, perdeu 8,5 pontos percentuais. Agora, Vanessa aparece com 16,8%, ante 25,3% da última sondagem. Embora tenha alcançado o segundo lugar – estava em terceiro na última rodada –, Donisete foi lembrado por menos eleitores que em julho: tinha 18,3% e agora tem 17,8% – recuou 0,5 ponto.

Ex-prefeito de Ribeirão Pires e pré-candidato em Mauá, Clóvis Volpi (PSDB) foi citado por 5% do eleitorado. O grupo dos que não sabem em quem votar saltou de 3,9% para 4,2%.

Atual chefe do Executivo de Mauá, Donisete vem oscilando na margem de erro de cinco pontos, de acordo com as três sondagens realizadas em 2015. Na pesquisa publicada em fevereiro, o petista aparecia com 18,8% . Por outro lado, Atila acumula alta na preferência do eleitorado: em nove meses, subiu 9 pontos percentuais.

Pelo segundo cenário, com a entrada de mais candidaturas oposicionistas no páreo, Atila também surge à frente. O comunista aparece com 21,3% das intenções de voto, seguido por Donisete, com 15%, Vanessa (14,5%), Irmão Ozelito (SD, 6,5%), Volpi (5%), Márcio Chaves (PSD, 5%), vereador Rogério Santana (Rede, 3,5%) e, por último, Alberto Pierro (PTC, 1,3%). Nesse quadro, os que dizem ainda não ter escolhido candidato são 3,2% – eram 2,7% em julho.

Embora tenha ressurgido apenas neste momento da corrida pré-eleitoral, Chaves foi vereador e vice-prefeito de Mauá pelo PT. Já Ozelito participou da última disputa pelo Paço mauaense, em 2012 – ficou em quarto. Outra figura que aparece pela primeira vez na sondagem é Rogério, que deixou o PT recentemente. Já Pierro busca herdar recall da campanha passada, quando foi vice de Vanessa.


VEREADORES

A sondagem também avaliou a atuação dos vereadores de Mauá. Pela segunda vez, o presidente da Câmara, Marcelo Oliveira (PT), foi o mais citado entre os mais atuantes: 3,3% (cresceu 0,3 ponto desde a última sondagem). Líder na primeira pesquisa, Manoel Lopes (DEM) foi lembrado por 2,5% do eleitorado.

O DGABC Pesquisas entrevistou 400 pessoas na quarta-feira, em diferentes bairros da cidade. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;