Setecidades Titulo História
Curso de Medicina completa 40 anos

Primeira turma foi iniciada em 1969, porém, reconhecimento só veio em 1975, após formatura

Natália Fernandjes
do Diário do Grande ABC
17/12/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Embora tenha sido criado em 1969, o curso de Medicina da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) completa hoje 40 anos de reconhecimento por parte do Conselho Federal de Educação. A conquista foi determinante para a manutenção e crescimento da mais antiga instituição de formação superior para médicos na região, que a partir de 2009 passou a ofertar outros cursos. Hoje com nove graduações, a faculdade planeja oferecer outras três no prazo de dois anos: Biomedicina, Educação Física e Psicologia.

A graduação em Medicina da FMABC tem nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e aprovação de 68% no exame do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), que avalia a formação médica no País. Com os bons resultados, o último vestibular do curso atraiu 51,6 candidatos por vaga.

“O que nos diferencia é ser uma instituição sem fins lucrativos. Tudo é reinvestido em quatro pilares fundamentais: ensino, pesquisa, assistência e extensão”, destaca o diretor da FMABC Adilson Casemiro Pires, formado pela sétima turma da faculdade, cuja implantação só foi possível porque a Prefeitura de Santo André cedeu o espaço para instalação do campus, no bairro Príncipe de Gales, a de São Bernardo disponibilizou o Hospital Anchieta como centro prático e a de São Caetano entrou com recursos.

Somente nos ambulatórios de especialidades instalados no próprio campus da FMABC na década de 1980 são realizados 130 mil atendimentos por ano, quase o equivalente à população de São Caetano, que tem 157 mil habitantes. “Na minha visão, uma faculdade só existe quando o fruto volta para a população. Vivemos em um País desigual e tentamos diminuir as desigualdades através do ensino e da assistência prestada”, considera Pires, que administra orçamento de R$ 70 milhões.

Para o diretor, a instituição é um polo de difusão do conhecimento. “Toda a assistência médica de ponta, as cirurgias cardíacas, os transplantes chegaram ao Grande ABC por meio da faculdade.”

Em 46 anos, a FMABC já formou 5.365 profissionais, sendo 4.247 médicos. Entre eles personalidades como o secretário Estadual da Saúde, David Uip (na segunda turma), o secretário da Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte (13ª turma), e o ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PSDB), na 14ª turma.

Em 2015, estão matriculados 1.715 alunos na FMABC, sendo 685 no curso de Medicina e os demais nos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Gestão em Saúde Ambiental e Tecnologia em Gestão Hospitalar. Uma das metas, ainda sendo avaliada pelo MEC (Ministério da Educação), é ampliar o número de vagas das atuais 110 para 160. A outra é de se tornar centro universitário e ampliar sua autonomia.

Um grito ecoa do campus no Tangará
Ademir Médici

O primeiro vestibular e o início das aulas na Faculdade de Medicina do ABC, em 1969, mostraram que não haveria volta. Mas como não celebrar, felizes, o ato que reconheceu, em 1975, curso inédito não só na região, mas na grande maioria dos municípios brasileiros?

A criação e oficialização da instituição quebraram vários tabus, inclusive de a proximidade com a Capital não ser empecilho para que o Grande ABC pense alto nos mais variados campos de atividade.

Nos anos 1960, quando foi criada, e nos anos 1970, década da sua oficialização, a chamada FUABC (Fundação do ABC) mostrou caminhos, em especial que a região é muito mais que cinturão verde de São Paulo – como o foi antes e depois da criação dos núcleos coloniais na segunda metade do século 19 – nem um formidável parque industrial, motivada pela passagem do trem e, décadas depois, com a abertura da Via Anchieta – mesmo que agora em declínio.

Do mais, celebrar 40 anos do reconhecimento por parte do Conselho Federal de Educação do curso de Medicina é celebrar os esforços dos pioneiros e assinalar que todos, no seu devido tempo, foram maiores que as crises da instituição, presentes em mais de meio século de história.

Pois se a FUABC foi reconhecida em 1975, pelo menos mais de dez anos antes a região se mobilizava para criar a sua escola de Medicina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;