Política Titulo Com tom eleitoral
Expectativa se confirma e Ribas é reeleito na ouvidoria

Apesar de polêmica antes da votação, pleito à entidade andreense foi finalizado em 10 a 1

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
16/12/2015 | 07:29
Compartilhar notícia


O atual ouvidor de Santo André, José Luiz Ribas, foi reeleito ontem para mais dois anos (2016-2017) à frente do órgão, confirmando a expectativa sobre o resultado do processo eleitoral. Apesar de polêmicas registradas antes da sabatina e da votação, o dirigente da entidade obteve vitória esmagadora, recebendo dez votos contra apenas um do adversário Edson Salvo Melo, ex-secretário do governo Aidan Ravin (PSB). A disputa foi somente entre os dois candidatos. Minutos antes do páreo, o pleiteante Eduardo Guedes Monteiro, de forma inusitada, desistiu de participar da concorrência. Justificou que não poderia comparecer por “questões particulares”.

Com conotação eleitoral, a sabatina contou com diversos agentes políticos, entre eles vereadores e ex-integrantes da gestão Aidan, como Laerte Satolo, Antonio Feijó e Reinaldo Abud. Salvo Melo é assessor de gabinete do parlamentar Almir Cicote (PSB). Nome da oposição, ele protocolou requerimento colocando sob suspeição um dos aptos a voto. Documento denunciava que representante da CUT (Central Única dos Trabalhadores) Luiz Carlos Biazi tem parente indicado em cargo comissionado na ouvidoria, o que “comprometeria a imparcialidade da votação”.

Das 13 entidades habilitadas, 12 representantes estavam presentes. Diante da acusação, Biazi resolveu se abster do crivo, mas alegou que sua filha “passou” pelo órgão e hoje não está no posto. “Esse documento deveria ser apresentado anteriormente. Vejo que foi usada essa questão por má-fé, só que para não prejudicar o andamento do processo a CUT se abstém da votação”, disse, ao solicitar que, inclusive, seus questionamentos ficassem nulos.

Ribas preferiu falar que o saldo final é “fruto do trabalho” de modernização na ouvidoria. Segundo ele, novo passo é criar parceria com empresa de software para desenvolver aplicativo de utilização em tablet ou smartphone. “Vamos também abrir discussão com colegiado, Câmara e Executivo para qualificar representatividade. Temos 17 entidades. Quatro não existem mais e poderiam ser trocadas por outras, a exemplo dos contabilistas e corretores.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;