Setecidades Titulo Santo André
Polícias fazem operação de Natal

Agentes da PM, Civil e GCM se unem para diminuir roubos em áreas comerciais de Sto.André; foram detidas seis pessoas durante a ação

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
11/12/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A PM (Polícia Militar), a Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal) realizaram durante todo o dia de ontem a Operação Natal Seguro em Santo André. O principal objetivo foi iniciar o patrulhamento e a fiscalização das áreas comerciais da cidade, atuando na prevenção de crimes como roubos e assaltos, que aumentam neste período do ano.

Participaram da ação 66 policiais militares, 38 guardas-civis e 30 agentes do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), totalizando 134 policiais. Foram utilizadas bases comunitárias, viaturas e motocicletas.

Durante todo o dia foram abordadas 179 pessoas, 36 carros, 58 motocicletas e elaboradas 33 autuações pela PM. Seis pessoas foram detidas e uma moto e um carro roubados foram recuperados. Entre as ocorrências de destaque, a PM estourou um bingo clandestino que funcionava nos fundos de uma lanchonete no Centro. Foram apreendidas 15 máquinas caça-níqueis e R$ 1.015 e os dois proprietários foram detidos.

No estabelecimento ao lado também havia um comércio ilegal de DVDs piratas. No local foram encontradas três máquinas de falsificação, 5.400 CDs e DVDs, 250 carteiras, 140 cintos, 130 bonés, 240 relógios e 45 óculos falsificados. O dono do local também foi detido. As ocorrências foram registradas no 1º DP (Centro).

Um homem foi preso e um menor apreendido em flagrante por roubo de carga de um carro dos Correios no Jardim Las Vegas. A ocorrência foi para o 3º DP (Vila Pires). Já durante a noite, duas mulheres foram detidas e um menor de idade apreendido. Eles estavam com moto roubada na garagem de casa, na divisa entre Santo André e São Bernardo.

Além disso, foram feitas apreensões de alimentos armazenados em locais inadequados e de 110 maços de cigarros no comércio, com apoio da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Com apoio do Conselho Tutelar, duas mulheres que estavam com crianças nos faróis foram encaminhadas à delegacia.

“O mais importante é que durante esse período não tiveram ocorrências de crimes contra o patrimônio. Isso é o foco da operação, a atuação preventiva”, afirmou o capitão Luiz Roberto Moraes.

De acordo com a Prefeitura, as ações preventivas vão atingir principalmente locais de grande movimentação, como a Rua Coronel Oliveira Lima, Avenida Carijós, Rua Oratório, Avenida Vieira de Carvalho, Avenida Martim Francisco, Rua Evangelista de Souza e Largo da Vila Luzita.

Segundo o comandante da PM no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, um dos principais objetivos é a diminuição do roubo de celulares. “Fizemos um planejamento detalhado em toda a cidade. Além dos centros comerciais, que também atraem esse tipo de criminosos, estamos intensificando o patrulhamento de locais de espera de transporte público, como pontos de ônibus”, disse.

Representando a Polícia Civil, o delegado titular do 4º DP (Jardins), José Rosa Incerpi, afirmou que o número de roubos aumenta nesta época do ano. “Essa operação é primordial para reverter a situação.”

O Secretário de Segurança Pública de Santo André, coronel José Luís Navarro, destacou a união das três forças de Segurança para intensificar o combate ao crime. “Integração é primordial. Somente com ela é que conseguimos ampliar a sensação de segurança da população. Cada um precisa respeitar o seu espaço e ajudar o outro”, afirmou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;