Memória Titulo Memória
Zepelin, Sodré e a concentração do Palmeiras

Estamos na Semana Diadema. E na Semana Mauá. Hoje, Diadema; amanhã, Mauá...

Ademir Medici
11/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Estamos na Semana Diadema. E na Semana Mauá. Hoje, Diadema; amanhã, Mauá.

Em Eldorado entrevistamos Amaury Martins de Carvalho, paulistano de 93 anos que reside desde 1939 em Eldorado. E ele nos contou...

Naqueles barcos havia até salões de baile

Lá vem o Zepelin, baixinho e silencioso, passando sobre o Jardim Donini.

Amaury estava na escola pública da Vila Conceição quando o dirigível alemão apareceu na localidade. Claro, alunos, professoras, todos foram às ruas ver o estranho objeto.

Um dos moradores, Gabriel Correia, dizia à mulher – e isto ficou marcado na história:

– Corre, nhá Carola, que o céu está caindo...

Dona Carola fazia parte da família proprietária das terras onde está hoje o Jardim Canhema.

Tempos depois...

***

O repórter Amaury Martins de Carvalho entrevista o governador Abreu Sodré.

Pois é, Amaury foi repórter do Diadema Jornal. Em 1968 participou da cobertura do 1º Encontro das Sociedades Amigos de Bairros. Foi o delegado número 35, de um total de 436 participantes de toda a Grande São Paulo.

No encerramento do certame, em pleno Palácio dos Bandeirantes, Amaury entrevistou o governador. Sodré, ao estilo dos políticos da velha guarda, classificou o jornal de Diadema como um dos principais jornais brasileiros.

Antes disto, Amaury foi o representante do News Seller em Diadema. Distribuiu muitos exemplares daquele que antecedeu o nosso Diário, leitura obrigatória do Amaury.

***

Eldorado já foi centro turístico, por sua beleza natural das matas e artificial da represa ainda livre da poluição. Havia hotéis internacionais em Eldorado, restaurantes luxuosos, o Iate Cine Eldorado, barcos de dez a 15 metros com salões de dança e restaurantes.

E havia o Hotel e Restaurante Bela Vista, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, que chegou a abrigar as equipes do Palmeiras e da Portuguesa, que faziam treinamentos em campo de futebol não muito distante do atual estádio do Água Santa.

Depois, o Bela Vista se transformou em hospital psiquiátrico. Hoje abriga a Universidade Federal de São Paulo, campus da aniversariante Diadema.

E não percam neste sábado em Memória

O historiador Willian Puntschart apresenta o retrato a óleo da matriarca do Jardim Zaíra. E fala sobre as fazendas que formaram Mauá.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 11 de dezembro de 1985 – ano 28, nº 6004

Manchete – Produção industrial atinge nível recorde

São Paulo – Jânio Quadros, prefeito eleito, aparece de barba e anuncia os nomes dos primeiros secretários: Reynaldo de Barros (Obras), Claudio Lembo (Negócios Jurídicos), Fauze Carlos (Saúde), J. B. Viana de Moraes (Segurança) e Celso Matsuda (Abastecimento).

Movimento Sindical – Metalúrgicos param na Scania e Perkins.

Polícia – Engenheiro executado durante assalto a indústria na Vila Pauliceia, em São Bernardo.

Em 11 de dezembro de...

1915 – Dentro de alguns dias começará a funcionar, em São Caetano, a fábrica de manteiga de coco pertencente à firma Picossi & Giorgi, “indústria esta completamente nova e privilegiada no Brasil”.

- Vinte e seis presos fogem da Cadeia Pública de São Paulo. Os jornais chamam de “um caso rocambolesco”.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Manifestação em favor da paz em Berlim, Dresden e Leipzig’ (cidades alemãs).

1975 – O futebol do Grande ABC vivia momentos de intensa expectativa, nos dias que antecediam a decisão da chamada ‘Primeirona’ do futebol paulista: Santo André e Catanduvense, no Estádio Bruno Daniel, partida marcada para o domingo, dia 14. Nunca uma equipe da região chegava tão perto do título.

- No primeiro jogo, realizado em Catanduva no domingo anterior, um empate sem gols. Agora, a finalíssima, em Santo André.

- Um árbitro da Fifa iria apitar a decisão, e a escolha estava entre Romualdo Arpi Filho, Armando Marques e Oscar Scolfaro.

- O regulamento não previa que o vencedor seria promovido à principal divisão, em 1976. O EC Santo André sonhava com isso. No entanto...

1990 – Polícia Militar expulsa os ocupantes da Vila Socialista, em Diadema. Na operação, o vereador Boni perde a mão.

Santos do Dia

- São Dâmaso. Papa entre os anos 366 e 384. Realizou estudos para a revisão dos textos da Bíblia e a nova versão em latim feita pelo depois Santo Jerônimo, seu secretário.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Hugolino Magalotti

- Pedro de Sena

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Duartina, elevado a município em 1926, quando se separa de Piratininga.

O nome é em homenagem a um antigo bispo de Botucatu, dom Carlos Duarte da Costa. Duartina é a Capital da Seda.

Hoje

- Dia do Engenheiro

- Dia do Arquiteto

- Dia do Tango, em alusão ao nascimento do cantor Carlos Gardel, ocorrido nesta data, do ano 1890, em Toulouse, França. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;