Memória Titulo Memória
Personagens do antigo arraial

Na Rua Japão, perto da Vila Alberto, surgiu, em 1949, o Corinthians local...

Ademir Medici
10/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Na Rua Japão, perto da Vila Alberto, surgiu, em 1949, o Corinthians local, time de futebol com as cores do Corinthians Paulista, o Timão. A partir de 7-9-1952 o clube passou a se chamar CA Alvinegro. O time foi fundado em um rancho de sapé da família Gelson, participando da reunião Cláudio Jora, Alfredo Alcântara, José Luiz de Godoy, Adelino Jora e familiares dos Leandro, Alevi e Lule.”

Fonte: A Operária Utinga, livro que permanece inédito e que descreve a formação do segundo subdistrito de Utinga e do distrito de Capuava, em Santo André.

Atenção novas gerações do Jardim Santo Antonio, em Santo André. Quando loteado, na década de 1940, o bairro de vocês se chamava Arraial Santo Antonio. Recebeu o atual codinome ‘Jardim’, em 1965, porque os antigos entendiam que ‘Arraial’ era depreciativo. Não era, até porque muitos dos pioneiros vieram do Interior do Estado, entre os quais os Azevedo, de Dois Córregos, terra natal do jornalista Reinaldo Azevedo, que foi editor-chefe no Diário e hoje está na Jovem Pan e em outros veículos de comunicação.

Mas quem está na ordem do dia é o Clube Atlético Alvinegro, clube com estádio no Jardim Santo Antonio. As fotos que apresentamos foram tiradas sábado último. São os personagens do mundo futebolístico do antigo ‘Arraial’. O idoso, o menino de dois anos, o colaborador que expõe a camisa oficial do clube – que não foi usada – os craques “dando o melhor de si”, como dizem os boleiros.

Quanto à camisa usada pelo Alvinegro B, sem o distintivo do clube, a explicação é dada por José Roberto Squiavoni. Trata-se da camisa 3, que fazia sua estreia, na cor grená e com patrocinador. Segundo o dirigente, não deu tempo de bordar e estampar os distintivos, o que chateou vários torcedores.

NOTA – Descobrimos o jogo não usado das camisas, com distintivos. Lindas. Muito mais bonitas do que as colocadas em campo. Vamos ver que camisa o Alvinegro envergará sábado próximo na grande festa do futebol andreense.

ET – O Corinthians Paulista também inventou a sua camisa 3. Horrível. Torcedores chegaram a exibir na Arena Itaquera faixas com os dizeres: “O Corinthians é preto e branco.”

Equipes do Grande ABC, vamos copiar as coisas boas dos grandes times, e ignorar as besteiras que eles fazem.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 10 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6003

Manchete – Argentina condena militares a prisão perpétua. Jorge Videla e Emilio Massera violaram os direitos humanos

Mauá – Secretário de Educação do Estado, Paulo Renato da Costa Souza, promete nove escolas.

Futebol – Torcida desce o morro e faz carnaval. DER campeão de São Bernardo, após 24 anos.

Polícia – Quatro homicídios mobilizam polícia.

Em 10 de dezembro de...

1915 – Foram iniciados os trabalhos para a canalização de águas e esgotos em Santo André. À frente, o engenheiro Carlos Veiga.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Alemanha declina da responsabilidade de continuar a guerra’.

Hoje

- Dia Internacional dos Direitos Humanos

- Dia do Palhaço

Santos do Dia

Santa Joana de Chantal. Ela e mais duas senhoras fundaram a Congregação da Visitação de Santa Maria. Participou da fundação de muitos outros conventos na França, onde morreu em 1641.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Melquíades

- Gregório III

- Gemelo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;