Cultura & Lazer Titulo
Berlim divulga concorrentes de seu festival
Do Diário do Grande ABC
01/02/2000 | 15:54
Compartilhar notícia


A organizaçao do 50º Festival de Cinema de Berlim, que ocorre entre os dias 9 e 20 e um dos três mais importantes do mundo, divulgou nesta terça-feira a lista dos concorrentes. Sao 21 longas-metragens disputando o Urso de Ouro, o principal prêmio do evento. Nao há nenhum brasileiro entre eles, mas "Bossa Nova", o mais recente longa-metragem de Bruno Barreto, encerra o festival, fora de competiçao. Nao apenas o Brasil foi ignorado na competiçao: nao há nenhum título latino-americano entre os 21 escolhidos pela curadoria. O solitário representante ibero-americano vem da Espanha: "El Mar", de Agustí Villaronga.

Os outros vêm de países como Estados Unidos, China, Rússia, Turquia e França, entre outros. A cinematografia norte-americana aparece como a dominante, o que já se vem transformando num perfil de Berlim. Vêm, por exemplo, "Magnolia", de Paul Thomas Anderson, com Tom Cruise, Julianne Moore e Jason Robards. Cruise ganhou recentemente o Globo de Ouro como ator coadjuvante. Há também "Man on the Moon", de Milos Forman, com Jim Carrey, Danny De Vito e Courtney Love; "The Huricane", com Denzel Washington; O "Talentoso Ripley", de Anthony Minghella, com Matt Damon; "Signs and Wonders", de Jonathan Nossiter, com Stellan Skarsgard e Charlotte Rampling; "Any Given Sunday", de Oliver Stone, com Al Pacino; "The Million Dollar Hotel", de Wim Wenders.

Se predominam os títulos de produçao norte-americana, alguns dos diretores desses filmes sao europeus da gema, como os britânicos Danny Boyle e Anthony Minghella e o alemao Wim Wenders. Para nao falar do checo Milos Forman, há muito radicado nos EUA. A Itália vem representada por um diretor de pouca expressao internacional, Lucio Gaudino, com seu "Prime Luci dell'Albe". No elenco, Francesco Giuffrida, que estreou com um mestre, Gianni Amelio, em "Assim Eles Riam", vencedor de Veneza em 1998.

A China, comprovando o bom momento da sua cinematografia vem com dois títulos: "You Shi Tiaowu" (Contos das Ilhas), de Stanley Kwan, e "Wo De Fu Qin Mu Qin" (O Caminho de Casa), de Zhang Yimou, este o mais famoso cineasta do país. Yimou é sempre concorrente forte, um especialista em vencer festivais. Seu mais recente sucesso, "Nenhum a menos", ganhou Veneza no ano passado e está em cartaz em Sao Paulo. A França manda dois filmes, "La Chambre des Magiciennes", de Claude Miller, e "Gouttes d'eau sur Pierres Brulants", de François Ozon.

Outro nome de peso é o alemao Volker Schlondorff, que representa seu país com "Die Stille Nach Dem Schuss" (A Lenda de Rita). Anthony Minghella, que ganhou nove Oscars com seu "O Paciente Inglês", leva a Berlim sua adaptaçao de Patricia Highsmith, "O Talentoso Ripley". Dos concorrentes em Berlim é o único com estréia assegurada no Brasil: entra em cartaz no dia 18.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;