Setecidades Titulo Recreio da Borda do Campo
Unidade de Saúde ganha consultório odontológico
Vinícius Castelli
06/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Após seis meses de obras e sem interrupção dos serviços já oferecidos, a USF (Unidade de Saúde da Família) da região do Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi reinaugurada na manhã de ontem. O evento contou com a presença do prefeito Carlos Grana (PT), do secretário de Saúde Homero Nepomuceno Duarte, do secretário de Cultura Turismo Tiago Nogueira e de outras autoridades do município. Cerca de 100 pessoas do entorno foram ver de perto o novo espaço.

Com investimentos da Secretaria de Saúde de cerca de R$ 292 mil, que serviu para obra, equipamentos e mobiliários, o espaço oferece agora à população uma novidade, que é o serviço exclusivo de saúde bucal. A unidade ganhou consultório odontológico com duas cadeiras no andar térreo do imóvel. Até um espaço para escovação de dentes há no local.

“Cheguei mais cedo, às 8h, para ver a região”, disse o prefeito Carlos Grana. “Fiquei maravilhado quando entrei aqui”, ressaltou, logo após agradecer aos operários da obra e às mulheres agentes de Saúde, além de lembrar que a unidade faz parte do programa do governo federal Mais Médicos, e que conta com um profissional cubano.

“Foi uma reforma com o trabalho acontecendo. É como trocar motor do avião com ele voando. A população soube revindicar, teve paciência e este é o resultado do trabalho coletivo”, disse. “Parece que é outra unidade de Saúde. Teve ampliação de serviços e, o mais importante, é que se trata de resultado do OP (Orçamento Participativo)”, concluiu o prefeito.

O secretário de Saúde também comemorou. “Vamos celebrar o que estamos fazendo e conquistar o que ainda não fizemos. Esta é uma comunidade que valoriza o que conquistou”, disse o secretário de Saúde, que lembrou ainda que a comunidade da região é participativa. “Era uma revindicação antiga deles, o módulo odontológico. Santo André ficou em segundo lugar, no Estado de São Paulo, com relação a experiências exitosas do Brasil Sorridente (programa do governo federal de ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira)”, adicionou Homero.

Entre as novidades, o secretário fez questão de pontuar que agora a população poderá fazer raio-x na própria unidade. “Não precisa mais sair daqui”. Antes, as pessoas tinham de se dirigir para outras localidades para realizar o exame odontológico. “É tudo de primeira aqui”, disse.

Além das três equipes de saúde, o espaço conta ainda com duas de saúde bucal. Um dos dentistas, Anibal Albertini, pontua que a unidade pode oferecer tudo o que um consultório particular faz. “Poderemos atender cerca de 40 pessoas por dia, 20 de manhã e 20 à tarde. Isso sem contar as urgências. Outro serviço oferecido pelos profissionais, além do atendimento na cadeira, é ambulante, ou seja, a equipe visitará creches, escolas, espaços sociais e comunidades terapêuticas, para falar de prevenção.

Moradora da região, Sulvanyr Rosa Dantas disse que mudou tudo no espaço, e para melhor. Sentia falta de dentista aqui”, afirmou. Para Maria do Socorro, o local reformado é “uma benção”. “A gente faz exame de sangue aqui. Quando a pessoa não pode vir à unidade, tem enfermeiro que vai até a casa”, disse ela, que afirmou ainda sentir falta de ginecologista e pediatra.

A unidade de saúde fica na Avenida Mico Leão Dourado, 2.452 e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;