Memória Titulo História
Ele quis transformar Eldorado em cartão postal
Ademir Medici
06/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Dezembro, mês do aniversário oficial de Diadema e Mauá, que celebram a festa maior na terça-feira, dia de Nossa Senhora da Conceição.

Por isso, iniciamos a Semana Diadema e a Semana Mauá. Geralmente, as semanas comemorativas aqui em Memória extrapolam os sete dias convencionais. Repetiremos a prática, ao longo do mês, intercalando as notícias de Mauá e Diadema com outras - afinal, esquenta o campeonato dos veteranos de Santo André.

Para celebrar Diadema, o morador escolhido é Amaury Martins de Carvalho, 93 anos, o historiador de Eldorado. Quem nos acompanhou nesta reportagem foi o pesquisador Walter Adão Carreiro, do Centro de Memória de Diadema.

 

Os carreiros

Sr. Amaury veio menino para Diadema, no tempo da Vila Conceição. Paulistano, filho do português José Carvalho da Cruz e da francana descendente de portugueses, Thereza Martins da Costa, Amaury já frequentava a escolinha de Diadema quando, por um ano, sua família residiu num sítio em Guacuri, território da Capital próximo à Vila Conceição, esta correspondente hoje a parte significativa do Centro diademense. O pai de Amaury montou um armazém na praça central, a atual Castelo Branco.

Dona Thereza, mãe de Amaury, partiu jovem, aos 27 anos, deixando três filhos: o primeiro, Darly; Amaury; e Fausto, o caçulinha, que faleceu bebê. Amaury só veio a saber da existência de Fausto quando do inventário do irmão mais velho.

Vila Conceição era um lugar pacato. Pouca gente aqui morava. Eram mais os carreiros, os que trabalhavam com carros de boi.

Os três principais núcleos do que é hoje o Município de Diadema eram o Centro (Vila Conceição), Piraporinha e Eldorado, seguidos pelo Taboão.

No Taboão, Alfredo Bernardo Leite era o principal proprietário, com pedreira e água mineral engarrafada. Também havia muitas minas de caulim. A família Duca é uma das primeiras do Taboão.

 

O barqueiro

Em 1939 a família do Sr. Amaury muda para Eldorado. Trinta anos depois ele é eleito vereador. Na Câmara de Diadema, Amaury desenvolve vários trabalhos. O mais importante não foi para a frente: transformar Eldorado em pólo turístico do Estado de São Paulo.

O vereador Amaury conseguiu incluir Eldorado no calendário turístico do Estado, mas seu sonho era transformar o bairro no cartão postal da região.

Uma das atividades de Amaury Martins de Carvalho foi tomar conta dos barcos e veleiros do braço da represa que banhava Eldorado, um verdadeiro paraíso, como pode ser visto na foto de hoje.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 6 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6000

Manchete - Falta de combustível ameaça paralisar o Grande ABC: tanqueiros em greve.

Movimento Sindical - Moinhos voltam a funcionar; param os vidreiros.

Trólebus - Metrô construirá seis terminais: Sonia Maria, Santo André (Leste e Oeste), Central e Ferrazópolis em São Bernardo, Piraporinha e Central em Diadema, na antiga garagem da Viação Diadema.

 

Em 6 de dezembro de...

1745 – Criado o Bispado de São Paulo.

1915 – Santo André cobra da Companhia Inglesa o alargamento da estação ferroviária; movimento de passageiros cresce, principalmente aos domingos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘no teatro ocidental da guerra, o mau tempo impede as operações’.

 

Hoje

Dia da Extensão Rural no Brasil

 

Amanhã em Memória

Este casal da foto irá conosco ao Museu Barão de Mauá. Paulo Ahlers e Rosa Serbalhuk Ahlers residem em Mauá desde que se casaram.

Sr. Paulo fez carreira na Mercedes-Benz, um dos pioneiros da produção. Ali se aposentou. Dona Rosa chegou a Mauá há 61 anos, que é o tempo de autonomia da cidade.

 

Santos do Dia

São Nicolau. Padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Morreu no dia 6 de dezembro de 326, em Mira. O documento mais antigo sobre ele foi escrito por Metódio, bispo de Constantinopla, que no ano de 842 relatou todos os milagres atribuídos a Santo Nicolau.

Colaboração:

Padre Evaldo César de Souza

Pedro Pascásio

Leoncia

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;