Memória Titulo Memória
Apresentamos a história que o Humaitá perdeu...

Eram bons fins de semana quando se formou o novo time de futebol da Vila Humaitá...

Ademir Medici
04/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Eram bons fins de semana quando se formou o novo time de futebol da Vila Humaitá e ficaram melhores quando as brigas terminaram, pois dirigentes e simpatizantes torciam para um dos três grandes da Capital: Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Então ficou estabelecido que teria de ser chamado de Sociedade Esportiva por causa do nome do Palmeiras; teria as cores preta e branca em favor do Corinthians; e o distintivo do São Paulo para que fossem eliminadas as discussões.”

Cf. Belarmino Maximiano, então vereador eleito e um dos históricos da SE Vila Humaitá, em entrevista a Luís Silva, do Diário.

NOTA – Inaugurava-se uma nova série de reportagens especiais aqui no Diário, denominada Nossos Clubes Amadores, cujo primeiro clube focalizado foi exatamente o Humaitá. Data: domingo, 16-1-1977.

Aquela reportagem histórica de 1977, citada acima, foi ilustrada com fotos de José Lucena, nem todas publicadas. Entre as imagens, uma dos troféus e taças conquistadas pelo Humaitá. Outra, um painel com diplomas, fotos e flâmula parcialmente encoberta.

Na parede, um calendário de 1974, com retrato de Santa Teresinha. E um certificado emitido pelo Diário referente à participação do clube na Primeira Copa Infantil de Futebol.

O tempo passa. Algumas décadas depois, ficamos sabendo que este acervo histórico do Humaitá está atingido de morte, em assalto ocorrido na antiga sede. Ficam as imagens que o Banco de Dados do Diário guardou. Sobram as lembranças dos antigos, que precisam ser sistematizadas. E os novos tempos, como a página que publicamos hoje, da equipe Star 2015 do EC Humaitá, um dos quatro melhores times do campeonato que vai terminando.

Aproveitamos para um alerta geral: clubes do Grande ABC, a taça conquistada em campo precisa ser guardada com carinho. Pode ser valiosa (financeiramente) ou de latão. Pouco importa. Vale o simbolismo de uma conquista em campo, com suor, muitas vezes com lágrimas mal disfarçadas.

EC Vila Humaitá perdeu as suas taças primeiras. Com isso se foi um pedaço da própria história do bairro e da cidade. Uma tristeza para os pioneiros e para todos os apaixonados pelo futebol.

Santos do Dia

- São João Damasceno (Damasco, Síria, 675 – 749). Uma das grandes figuras do Cristianismo. Entrou na história por causa de suas profundas obras teológicas. Viveu em uma época em que o cristianismo convivia lado a lado com o Islamismo. Escreveu obras importantes, algumas defendendo o uso das imagens nas igrejas. Esta defesa das imagens gerou conflitos e Damasceno acabou sendo denunciado para o Califa que o prendeu e mandou decepar-lhe a mão direita para que não escrevesse mais. Chamado de ‘São Tomás’ do Oriente.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Bernardo de Parma

- Bárbara

Hoje

- Dia do Publicitário

- Dia do Orientador Educacional

- Dia do Perito Criminal Oficial

- Dia do Podólogo

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 4 de dezembro de 1985 – ano 28, nº 5998

Manchete – Inflação vai ter índice semanal

Educação – Aberto, em São Caetano, o 54º Encontro Regional de Educação Pré-Escolar.

Novos tempos – Bradesco inaugura sistema instantâneo na agência Pauliceia: depósitos, saques e pagamentos de contas imediatos com a introdução do cartão magnético.

Movimento Sindical– Moinhos entram em greve; parados os três de Santo André: São Jorge, Fanucchi e Santo André; e o moinho Santa Clara, de São Caetano.

Futebol – Santo André tem novo presidente: é o retorno de Breno Gonçalves.

Em 4 de dezembro de...

1915 – Tramita no Congresso do Estado o projeto que cria mais uma escola mista na Estação do Rio Grande, hoje município de Rio Grande da Serra.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Tomada de Monastir (cidade da Tunísia) pelos búlgaros’.

1916 – Criado o Distrito de Paz de São Caetano, pertencente ao município de São Bernardo.

Município Paulista

- Aniversariam hoje: Conchas, Santa Bárbara D’Oeste e Xavantes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;